O presidente Jair Bolsonaro (ainda sem partido) falou neste domingo (23) para apoiadores no Rio de Janeiro. Com o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello ao lado, Bolsonaro reforçou suas críticas aos governadores que impuseram limitações de circulação para tentar controlar a disseminação da covid-19.
“O meu Exército brasileiro jamais irá às ruas para manter vocês dentro de casa”, discursou o presidente de cima de um carro de som, provocando aglomeração, depois de participar de um passeio de moto com apoiadores em um trajeto de cerca de 60 quilômetros, entre a Zona Oeste e a Zona Sul do Rio. Bolsonaro cumprimentou sem máscara, tocou e conversou com diversos apoiadores, também sem máscara, infringindo norma local para conter o avanço da Covid-19.
A aglomeração aconteceu em meio a um alerta da Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) que registrou, até este sábado, 839.623 casos confirmados e 49.438 óbitos por coronavírus no estado. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 2,122 novos casos e 188 mortes. A taxa de letalidade da covid-19 no Rio está em 5,89%, a maior do país.
O Brasil acumula 448.208 mortes causadas pelo vírus, sendo 1.899 notificadas nas últimas 24 horas. Segundo o Ministério da Saúde, já são mais de 16 milhões de infectados desde o início da pandemia.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.