Diferente do nosso Dia de Finados, o Día de los Muertos, no México, é uma época de muita comemoração e com diversas festividades para homenagear os antepassados. Mais especificamente, a comemoração do feriado não se restringe apenas a um único dia, as festividades começam a acontecer no dia 31 de outubro e se estendem até o dia 2 de novembro – Dia de Finados no Brasil.
Antes da colonização espanhola, os povos astecas, que habitavam o México, acreditavam que a morte não encerrava definitivamente a existência de alguém, mas dava início a uma nova etapa de um ciclo, como outros que podemos observar na natureza. Por conta dessa crença, naquela época, os mortos eram enterrados com pertences como roupas e joias.
Atualmente, os mexicanos acreditam que, entre esses dias, os laços entre os dois mundos estão ainda mais tênues, por isso preparam oferendas com frutos, fotos e objetos de seus familiares, para que, ao passearem pela Terra, eles possam desfrutar do que lhes foi oferecido em comemoração.
Por conta da importância da data para o povo mexicano e de suas várias festividades e tradições que atraem turistas do mundo inteiro, em 2003, o Día de los Muertos foi considerado Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.