Com tema voltado ao protagonismo feminino no cenário musical baiano, o documentário “Pagodão: A cena por elas”, será lançado no dia 18 de março, às 19h, no Vale do Dendê, localizado na Estação da Lapa.
Os cinco episódios contam as vivências e dificuldades de cinco cantoras em diferentes contextos no pagode. A produção é uma realização do canal de comunicação Pagode Por Elas. Os ingressos custam R$ 10 e estão sendo vendidos no site Sympla.
No mês internacional da mulher, o protagonismo e a representatividade feminina no pagode baiano entra em pauta com as artistas Aila Menezes, Rai Ferreira, Allana Sarah, conhecida como A Dama do Pagode, Daiana Leone, vocalista da banda Swing de Mãe, e Fernanda Maia, vocalista e percussionista da banda Afrocidade, protagonistas da primeira produção audiovisual sobre cantoras de pagode baiano.
Questionada durante as gravações sobre o cenário atual da mulher no pagode, Aila Menezes pontua a hipersexualização como latente na cena baiana e o reflexo do machismo estrutural. “Ser mulher no pagode é ser resistência, persistência, é lutar contra a correnteza. É precisar se apegar aos seus valores, ao que você acredita e seguir. O pagode ele não é somente um ritmo, é uma manifestação cultural, um estilo de vida”.
“As mulheres sempre estiveram presentes na cena do pagode baiano, mas sempre nos papéis coadjuvantes, como dançarinas, backing vocals e limitadas ao papel da ‘piriguete’. O descrédito e o machismo dificultaram a ascensão das bandas protagonizadas por mulheres e essa minissérie surge com o objetivo de dar luz a uma nova década do pagodão, dessa vez com mais mulheres”, afirmou a co-fundadora do Pagode Por Elas, Joyce Melo.
Serviço:
– Lançamento da minissérie documental “Pagodão: A Cena por Elas”
– Data: 18 de março (quarta-feira)
– Horário: às 19h
– Local: Vale do Dendê – Estação da Lapa, Térreo, Plataforma C
– Ingresso: R$10 pelo Sympla
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.