Moradores do Rio Vermelho pedem reforma da Igreja de Sant’Ana

O monumento está fechado há quatro anos e a intenção dos moradores é transformar em um espaço cultural e social

Desde que foi fechada, há quatro anos, moradores do bairro do Rio Vermelho lutam pela reabertura da Igreja de Sant’Ana, no famoso Largo da Dinha, em Salvador. A movimentação ganhou mais força há pouco mais de um mês, quando admiradores do bairro começaram a pautar e alertar, através de mensagens no WhatsApp, sobre a necessidade de reforma da igreja.

A Associação de Moradores do Rio Vermelho (Amarv), o Conselho Comunitário Social e de Segurança do Rio Vermelho e Ondina e a Federação Bahiana de Hospedagem (Febha) iniciaram a campanha de recuperação junto com a Paróquia de Sant’Ana – que gere a igrejinha -, que diz não possuir recursos necessários para manter o imóvel.

“A gente não aguenta ver a igreja nesse estado. Aquilo pode desabar e isso é de partir o coração porque a igrejinha é uma marca do Rio Vermelho. Ela tem que ter uma utilidade. Com a recuperação, podemos fazer várias salas para realizar várias atividades para a comunidade envolvendo cultura e aspectos sociais, até mesmo um espaço para receber o turista no bairro”, diz o presidente da Amarv Lauro Matta.

No dia 11 de setembro, o vereador Cláudio Tinoco (Democratas) recebeu a demanda e apresentou um projeto de indicação à Câmara Municipal de Salvador em defesa da recuperação e da reabertura da Igrejinha de Sant’Ana, mas o projeto ainda não foi votado e segue sem previsão de entrar na pauta das sessões da casa.

“Caso aprovado, o pedido permite que a prefeitura assuma a responsabilidade por esse patrimônio, o que abre a possibilidade para que a gestão municipal possa firmar um convênio ou um termo de cooperação com a arquidiocese para cuidar do espaço”, explicou o vereador.

Com informações do G1.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Matéria editada por Tadeu Rezedá sob a supervisão de Claudia Correia.
Carregar mais em Salvador

Vejam também

Vacinação contra gripe acontece em mais de 35 pontos de Salvador neste sábado (27)

Para oportunizar o acesso à vacina contra a Influenza (gripe) em Salvador, a Secretaria Mu…