Moradores do Tororó protestam contra desapropriação

0

A Associação dos Moradores da Rua Monsenhor Rubens Mesquita, no bairro do Tororó, em Salvador, realizou na última sexta-feira (16) uma manifestação em frente à estação de metrô do Terminal Rodoviário da Lapa. O protesto foi para alertar a sociedade sobre um pedido de reintegração de posse, feito pela Prefeitura Municipal e acatado pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Roberto Maynard Frank.

Desde o ano de 2017, as famílias que residem na Rua Monsenhor Rubens Mesquita convivem com a ameaça de desapropriação de suas casas. De acordo com o presidente da associação, Roberval Improta, a prefeitura, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz), chegou a visitar as residências de alguns moradores fazendo cadastros e declarando uma “suposta desapropriação”.

“O município age astutamente. Quando eu perguntei ‘é para a nova Lapa ou para a prefeitura?’ e ela (funcionária da Sefaz) disse ‘é para os dois’, eu disse ‘se a senhora está com dúvida e não quer contar para a gente, então a gente não vai mais deixar a senhora entrar e fazer o cadastro de nenhuma pessoa’, desse dia em diante, só cadastrou 43 pessoas”, relatou Improta ao Caderno de Notícias (CN).

O presidente da associação destacou também que a comunidade tem aproximadamente 400 famílias e que, mesmo tendo sido cadastradas apenas 43, esse não será o real número de desabrigados. “Eles não agem dizendo que vão tirar todas as casas para que o povo se acomode. Dizem que lá em cima não vai sair, mas, quem está aqui, a par do processo, está ciente que vai sair a rua toda. São mais de 400 famílias”, concluiu Improta.

Até o fechamento desta matéria, a reportagem do CN tentou contato com a Coordenadoria de Patrimônio da Sefaz para coletar informações, mas não obteve respostas em tempo hábil.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Salvador

Check Also

Luedji Luna encanta soteropolitanos em show homenageando Sade no Dia da Consciência Negra

A cantora Luedji Luna concentrou um mar de gente no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, n…