No primeiro debate presidencial, 148 mil postagens foram de fakes ou robôs

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Uma medição em tempo real no Twitter durante o debate da Band, realizado na noite da última quinta-feira (9), mostrou que 20% de todas as publicações que citaram os presidenciáveis foram feitas por robôs ou perfis falsos. Os dados foram compilados pela AP/Exata, empresa especializada em análise de big data. No total, foram analisadas quase 148 mil postagens.

De acordo com o levantamento, o uso dos perfis automatizados — estratégia já conhecida na manipulação do debate político nas redes sociais — teve como principal vítima Marina Silva (Rede). Dos 12.762 tuítes sobre a ex-senadora, 16,84% foram publicados por esse tipo de conta. Segundo Sergio Denicoli, diretor da AP/Exata e pós-doutor em comunicação digital, no caso de Marina a ação dos bots foi provavelmente um ataque.

O candidato mais citado na rede social foi Jair Bolsonaro (PSL). Sozinho, o capitão da reserva, que lidera as pesquisas nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), protagonizou 40.736 tuítes, 27,5% das publicações sobre o debate. Cerca de 11,5% das menções foram feitas por perfis suspeitos, aponta o levantamento. Denicoli explica que tanto Bolsonaro quanto Lula contam com extensas redes de robôs atuando a seu favor nas redes sociais.

“A ação desses robôs afeta imensamente a disputa, até porque isso não começou agora. Fizemos uma análise um ano antes da eleição e já naquela época constatamos uma presença muito forte desses perfis. E majoritariamente para Bolsonaro”, relata Denicoli.

Fonte: O Globo

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