NOB promove 4ª Oficina de Orquídeas para pacientes oncológicos

0

Considerado terapêutico, o cultivo de orquídeas é um importante aliado para o bem estar e a saúde mental. Para ensinar a cultivar essas plantas e apresentar seus benefícios, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) – Oncoclínicas promove a 4ª Oficina de Orquídeas, que terá como facilitador o orquidófilo, Ednildo Torres. A oficina é aberta a pacientes oncológicos e seus acompanhantes e vai acontecer nesta quarta-feira (30), das 15 às 18 horas, na área verde do NOB unidade de Lauro de Freitas (Rua Doutor Barreto, 294, Jardim Pitangueiras). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas previamente através do telefone (71) 3443-0170 ou e-mail comunicacao@nob-ba.com.br.

O cultivo de orquídeas ameniza o estresse diário, combate à depressão, reduz a ansiedade e traz diversos outros benefícios, tornando as pessoas mais tolerantes e serenas. Para lidar com a plantação, seja de uma ou mais orquídeas, é preciso desacelerar o ritmo, saber esperar, desenvolver a calma, a paciência e a atenção para entender exatamente o que a planta está precisando. O cultivo das orquídeas exige dedicação e cuidado durante meses até florescer.

Segundo o Dr. Eduardo Moraes, médico do NOB, “o processo de cura também depende da condição emocional e de como o paciente consegue enfrentar a doença. Então, o desafio da medicina humanizada é olhar para o paciente como um todo, de forma integral. As atividades e práticas terapêuticas complementares fortalecem as emoções, ajudam a reduzir efeitos colaterais do tratamento, promovem bem-estar e confiança, aumentando, inclusive, a adesão do paciente ao tratamento”.

O especialista, no entanto, ressalta que as terapias complementares não substituem o tratamento médico tradicional, mas, como o próprio nome diz, complementam o tratamento, reduzindo seus efeitos colaterais e propiciando vários benefícios na qualidade de vida, bem estar, comportamento e autoestima do paciente.

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Load More In Saúde

Check Also

Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças

Paula Laboissière/Agência Brasil A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão d…