Cerca de 20 crianças, com idades entre 7 e 10 anos, participaram nesta quinta-feira (10) da oficina de pintura infantil “Pintando e Mapeando”, que aconteceu na Casa das Histórias, localizada ao lado do Mercado Modelo, no Comércio. A inciativa faz parte da 5ª edição do SSA Mapping, que é considerado um dos maiores festivais de artes visuais e tecnologia do Nordeste, e tem extensa programação em celebração ao Dia das Crianças, com atividades lúdicas, oficinas, arte, mostras culturais e gastronomia.
A atividade foi dividida em duas etapas. Primeiro, as crianças foram introduzidas ao videomapping, aprendendo de forma simples e divertida a operar um projetor e a ajustar o enquadramento de imagens em diferentes superfícies. Na segunda etapa, elas realizaram a pintura da fachada do prédio do Mercado Modelo, primeiro, de forma individual, em folhas A4, e depois em uma superfície maior, em um trabalho colaborativo entre as crianças participantes.
A parte colaborativa foi filmada, e o resultado final é uma obra de videomapping projetando as crianças em tamanho “gigante”, enquanto pintam o prédio. Esse processo tem duração de 1h30. A oficina contou com monitores capacitados para atender crianças com deficiência e neurodivergentes.
A aula desta quinta-feira foi ministrada pelo professor Wanderson Belo, também conhecido como VJ Preto. Natural de Vitória (ES), ele falou da importância da oficina e da receptividade das crianças ao projeto.
“Esse trabalho é parte das ações do Coletivo Pixxfluxx, e o contato das crianças com esse tipo de tecnologia é muito importante, pois abre os horizontes delas para perceber que a projeção de imagens não se concentra apenas em uma tela fixa em cinemas, casa ou salas de aula e auditórios. Que é possível apontar o projetor para qualquer lugar, como paredes, fachadas e prédios, e que eles mesmos têm essa possibilidade de apontar o projetor e criar onde quiser. Isso é muito enriquecedor, pois amplia as possibilidades de se trabalhar a arte”.
As primas Eva Vitória e Maria Fernanda Novaes, ambas de 10 anos, respectivamente, participaram da oficina. “Achei a pintura muito divertida, curti muito o vídeo também. Gostei demais do desenho maior, que foi uma pintura coletiva e muito legal de fazer”, afirmou Fernanda.
A parte da pintura, assim como a explicação sobre a arte, foi a parte mais interessante da oficina, segundo Eva. “Estou ansiosa para ver o meu desenho exposto no Mercado Modelo. Gostei mais ainda da pintura coletiva, com todos os alunos pintando juntos”, disse.
Lisandra Souza, 29 anos, trouxe a pequena Sophia, de 8 anos, para participar e se divertir na atividade. “É uma oficina muito interessante, pois traz uma visão ampla da arte para as crianças, com projeção e ludicidade. Minha filha achou muito legal, se divertiu bastante e todos estamos felizes pela oportunidade”.
Resultado – O resultado final da oficina “Pintando e Mapeando” será projetado na fachada do Mercado Modelo no dia sábado (12), além de ser adaptado para exibição na Sala Imersiva da Casa das Histórias, com sessões nos dias 12 e 13 (sábado e domingo).