Hoje (21), o presidente Jair Bolsonaro disse que ONGs podem estar por trás das queimadas que atingem a Amazônia. Segundo ele, as perdas dos recursos provenientes do governo levaram as organizações a atingi-lo.
“O crime existe e nós temos que fazer o possível para que não aumente, mas nós tiramos dinheiro de ONGs, repasses de fora, 40% ia para ONGs, não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta de dinheiro. Pode estar havendo, não estou afirmando, a ação criminosa desses ‘ongueiros’ para chamar a atenção contra minha pessoa, contra o governo do Brasil”, disse Bolsonaro, sem apresentar evidencias.
O presidente informou que já está providenciando resolver o problema, junto com os ministérios da Defesa e do Meio Ambiente. “Vamos fazer o possível e o impossível para conter esse incêndio criminoso, cada árvore queimada eu sinto aqui em mim o que está acontecendo”, disse.
Dados do Programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que o número de focos de queimadas cresceu 70% este ano (até o dia 18 de agosto) na comparação com o mesmo período de 2018 – o número é o maior desde 2013, primeiro ano em que há informações de período similar.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.