Operação da PF investiga garimpos clandestinos em terras indígenas no Pará

0

O combate aos garimpos clandestinos nas terras indígenas Munduruku e Sai Cinza, no município de Jacareacanga, no Pará, é o objetivo da Operação Mundurukânia, da Polícia Federal (PF), que começou nesta terça-feira (25). Os crimes investigados são de associação criminosa (Art. 288 do Código Penal), exploração ilegal de matéria-prima pertencente à União e delito contra o meio ambiente.

Coordenada pela Polícia Federal, a Operação Mundurukânia é realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ibama e a Força Nacional. Ao todo, foram empregados 134 servidores entre policiais e agentes de fiscalização, além da utilização de aeronaves e veículos 4×4. Ameaças de invasões de garimpeiros têm ocorrido também em Roraima, na Terra Indígena Yanomami. Nesta semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, determinou que a União proteja os povos indígenas da localidade contra invasores.

Neste mês, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal em operação que investiga exportação ilegal de madeira para a Europa e Estados Unidos. Em abril, o então chefe da PF do Amazonas, Alexandre Saraiva, criticou Ricardo Salles por ter defendido as empresas investigadas na maior apreensão de madeira da história do Brasil, que aconteceu no Pará. Saraiva foi afastado do cargo. Com informações da Agência Brasil.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Brasil

Check Also

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

Daniella Almeida/Agência Brasil Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Púb…