Orçamento de 2019 exclui reajuste salarial para servidores

O senador Dalírio Beber (PSDB/SC), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), elaborou um parecer mais duro para o Orçamento de 2019 e usou como justificativa a crise econômica e fiscal do país.

“Nós produzimos um relatório de forma muito criteriosa, conscientes do grau de dificuldade que vive o país neste momento. Nós trazemos números negativos nos últimos anos e a tendência é que estes números se agravem nos anos vindouros. Por isso, não queremos transportar pro ano de 2019 para um governo que nós ainda não sabemos quem será”, afirmou.

O senador reiterou que não haverá reposições no caso de vacância no serviço público, a não ser nas áreas de educação, saúde, segurança pública, defesa e assistência social. Os reajustes que já foram aprovados de forma parcelada ou escalonada também não serão afetados.

A proposta segue recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou que no ano passado o país deixou de arrecadar R$ 354 bilhões com as renúncias fiscais, valor que representa 5,4% do PIB e 30,7% da receita primária. A redução do volume de incentivos fiscais poderia, segundo o TCU, reduzir o deficit previdenciário pela metade.

Beber espera que seu relatório seja aprovado antes do recesso parlamentar, previsto para ter início no próximo dia 17 de julho. A Comissão Mista de Orçamento se reunirá nesta quarta-feira (4) para discutir o relatório.

Com informações de Agência Brasil

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook e no Instagram

Carregar mais em Economia

Vejam também

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

Vitor Abdala/Agência Brasil O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), …