Durante o lançamento oficial do plano nacional de imunização do governo federal, que ocorreu nesta quarta-feira (16), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) dará prioridade a todas as vacinas que tiverem produção no Brasil.
“Todas as vacinas produzidas no Brasil, ou pelo Butantan, pela Fiocruz ou qualquer indústria, terão prioridade do SUS e isso está pacificado”, afirmou o ministro. Entre os imunizantes que serão priorizados está o CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Ao falar sobre as mais de 182 mil mortes por coronavírus no país, Pazuello se solidarizou com as famílias das vítimas e reconheceu que “os números são duros”. Ainda assim, o ministro questionou a ansiedade e a angústia em relação à vacina.
“Vamos levantar a cabeça. Nós somos os maiores fabricantes de vacinas da América Latina. Pra que essa ansiedade, essa angústia?”, questionou. O ministro afirmou também que “o povo brasileiro tem a capacidade de ter o maior plano de imunização do mundo”.
Com informações do G1.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.