Os “peixes donzela” que habitam os corais próximos do circuito do carnaval de Salvador sofrem com os ruídos dos trios elétricos que ficam a até 100 metros de distância deles, foi o que constatou um estudo elaborado por pesquisadores das universidades federais da Bahia (UFBA) e Rio Grande do Norte (UFRN).
Durante o carnaval, a média de ruído dentro da água foi de 30 decibéis acima do que nos outros dias do ano. A consequência do ruído foi que durante o carnaval, os peixes donzela fizeram 29% menos tentativas de se alimentar do que em outras épocas. Além disso, a distância para que localizassem um potencial predador e com isso fugissem foi 50% menor do que os peixes da mesma espécie que não estavam próximos do circuito.
O nome verdadeiro do peixe donzela, que tem cerca de 20 cm, é stegastes fuscus. O estudo usou dados coletados no circuito Barra-Ondina em 2018 e foi publicado na revista Biological Conservation esta semana. Por conta da pandemia de Covid-19, o carnaval está suspenso para 2021. Com informações do Correio.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube