Pesquisadores portugueses veem risco de “pandemia tripla” devido a variantes da Covid-19

Pesquisadores portugueses temem a ocorrência de “pandemia tripla” no país. Segundo eles, há o risco de desenvolvimento ao mesmo tempo da pandemia com covid, com gripe e com vírus sincicial respiratório. Para os pesquisadores, o cenário é preocupante porque apesar das pessoas estarem vacinadas contra a Covid e gripe, elas vão diminuindo a imunidade.

“Com as novas variantes de covid, poderá haver alguma diminuição da eficácia contra a infecção e, portanto, vamos ter um aumento de número de casos, um acréscimo da afluência às urgências e, previsivelmente, teremos um aumento da gravidade traduzida em internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. Além disso, necessariamente e infelizmente, vamos ter um aumento da mortalidade”, afirmou o médico especialista em doenças respiratórias Felipe Froes em entrevista ao jornal português Diário de Notícias. Felipe lançou o livro “A pandemia que revelou outras pandemias” com a cientista Patrícia Akester.

Para o pesquisador, os países devem aumentar a vacinação contra a Covid e contra a gripe e melhorar os sistemas de vigilância do país. O uso da máscara em determinados contextos também deve ser revisto, de acordo com ele.

Carregar mais em Mundo

Vejam também

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Paula Laboissière / Agência Brasil Ao longo dos últimos anos, o progresso na redução da ma…