A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) apontou que por causa da pandemia do novo coronavírus, o número de doadores voluntários caiu consideravelmente. Na tentativa de resolver o problema, a Hemoba passou a investir na doação com hora marcada, além de tomar diversos cuidados para evitar qualquer risco relativo à doença durante o processo de doação.
O estoque do banco é crítico para alguns tipos de sangue. Segundo dados da própria Fundação, comparados os meses de fevereiro e março deste ano, entre os dias 13 e 24, foram 5.168 doadores em fevereiro contra 2.646 voluntários no mesmo período de março. A baixa representa redução de 48,8% no número de doações.
Os interessados em doar sangue com hora marcada, podem preencher o formulário disponível no site através do endereço: http://bit.ly/doacaoagendada, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou entrar em contato pelo telefone: 71 3116-5643. É preciso estar saudável, não ter tido nenhum sintoma de gripe ou contato com paciente suspeito nos últimos 14 dias e seguir os critérios comuns de doação.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.