Em reunião no Terreiro Guerebetã Gumè Sognoadã, na Baixa do Soronha, nessa segunda-feira (21), com a participação de lideranças de entidades ligadas ao povo de santo, capoeiristas e instituições negras da Bahia, junto ao grupo Guardiões do Abaeté, ficou deliberada atuação conjunta contra instalação de Estação Elevatória de Esgoto na Lagoa.
Foi formada uma comissão para redigir o Manifesto do Povo de Santo, a ser lido durante a audiência pública no Ministério Público do Estado, na próxima sexta-feira (25). Ficou, também, aprovado o Ato em Defesa do Abaeté, em grande manifestação unindo o povo de santo, capoeiristas e a comunidade em geral, todos vestindo branco, no domingo (27), a partir das 8h da manhã.
A concentração será no Largo de Cira de onde os manifestantes seguirão em passeata até o Largo da Sereia e voltando para o Abaeté, como nos diversos atos já promovidos contra a instalação de Estação Elevatória de Esgoto na Lagoa.
No encontro ficou deliberado, ainda, que no Abaeté haverá um grande ritual do povo de santo em volta do Iroco (árvore sagrada) às margens da Lagoa.
Está prevista a mobilização de toda a comunidade Itapuãzeira e do povo de santo de toda a cidade, para rechaçar a agressão à Lagoa e todo o simbolismo de expressão religiosa e ancestralidade que a cerca, em grande manifestação com inevitável repercussão política.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.