Prefeito do PSL do RS é preso em aeroporto com meio milhão de reais em espécie

0

Na abertura da sessão da CPI da Covid-19, desta quarta-feira (1º), o senador Humberto Costa (PT), fez repercutir a prisão do prefeito Gilmar João Alba (PSL), da cidade de Cerro Grande do Sul, do Rio Grande do Sul.

O prefeito gaúcho foi preso pela Polícia Federal, na última quinta-feira (26), portando R$ 505.000,00 (quinhentos e cinco mil reais) em espécie, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O dinheiro foi encontrado armazenado em caixas de papelão durante a inspeção por raio-x. A PF disse que, ao ser abordado, Gilmar Alba afirmou não saber o valor total transportado. Na sequência, teria dito que carregava R$ 1,4 milhão.

“Em virtude da dúvida sobre a origem lícita do numerário, o dinheiro foi apreendido pela PF, todavia, durante a contagem, foi constatado que a soma era de quinhentos e cinco mil reais, contrariando as versões do passageiro”, informou a Polícia em nota.

Segundo denúncia enviada ao senador Humberto Costa, o valor era para financiar o ato do 7 de setembro, em favor do presidente Jair Bolsonaro em Brasília. A PF vai investigar o prefeito por crimes de lavagem de dinheiro, na modalidade de ocultação, e crime contra o sistema financeiro nacional.

Em nota, a Prefeitura de Cerro Grande do Sul informou que o prefeito ainda não decidiu se irá ou não comentar o assunto.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Polícia

Check Also

Reconhecimento facial auxilia na captura de três criminosos no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, na última quinta-feira (25), com au…