As famílias da comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi, Subúrbio de Salvador receberam, neste sábado (26), as chaves do apartamento novo com a entrega da segunda etapa das obras de infraestrutura e urbanização do conjunto habitacional construído pela Prefeitura sobre a antiga invasão chamada de Cidade de Plástico.
No total, 132 famílias ganharam casa nova nessa segunda etapa. Elas se somam a outras 125 que já haviam recebido as chaves em abril de 2018, quando a primeira etapa das obras foi entregue durante as comemorações do aniversário de Salvador. Antes, essas pessoas viviam em barracos de madeira, lona e plástico, sem energia, saneamento básico ou dignidade, em meio à sujeira e aos ratos.
“Hoje é um dia de muitas emoções. Chegar nessa manhã e encontrar os moradores da Guerreira Zeferina com um sorriso estampado no rosto é gratificante. Pessoas que ficam com a alma repleta de orgulho e o coração renovado de esperança. A gente transformou uma realidade que era marcante pela miséria e pela falta de dignidade. Fizemos o maior conjunto habitacional e popular do país, e com essa vista maravilhosa para a Baía de Todos os Santos”, discursou ACM Neto.
O conjunto habitacional é fruto de um investimento de R$ 22,1 milhões, oriundos de recursos próprios da Prefeitura. Os apartamentos são de dois ou três quartos, distribuídos em dez prédios – 20 dessas moradias foram adaptadas para pessoas com deficiência. O conjunto, inclusive, já entrou na era tecnológica: através de um acordo de cooperação com a Coelba, ganhou um sistema de geração solar fotovoltaica de energia elétrica. A ação beneficia as residências, a creche e outras unidades da administração municipal no local.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.