Prefeitura entrega primeira etapa da nova Adhemar de Barros

0

A avenida Adhemar de Barros, em Ondina, está de cara nova após a conclusão da primeira etapa das obras de requalificação,  realizadas pela Prefeitura e entregues nesta terça-feira (26), em cerimônia que contou com a presença de lideranças comunitárias e gestores municipais.

Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto de requalificação trouxe mudanças significativas para quem trafega pela via, que possui forte atividade comercial, além de conexão com a avenida Anita Garibaldi e com a orla de Ondina.

A primeira etapa das obras teve duração de oito meses e compreendeu um trecho de 1,2 km de extensão, entre o monumento Meninas do Brasil (conhecido com as Gordinhas de Ondina) e o campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O investimento foi de mais de R$12 milhões.

“A requalificação dessa avenida é um sonho antigo de todos os moradores do entorno. Essa via sofria muito com os alagamentos e precisou passar por uma grande intervenção de drenagem. Além disso, foram implantados novo paisagismo, pista de cooper, pavimento, iluminação em LED e meio-fio em granito”, destacou o prefeito, ressaltando que as últimas chuvas que caíram na cidade não provocaram transtornos na localidade.

Melhorias – Os passeios da Avenida Adhemar de Barros foram revitalizados, oferecendo acessibilidade para o deslocamento dos transeuntes, inclusive pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. A via também ganhou 480 metros de ciclovia no canteiro central. Além disso, a arborização do local foi reforçada com o plantio de novas árvores, a iluminação pública foi modernizada com a instalação de 52 novos postes e luminárias em LED.

Também foram disponibilizadas vagas de estacionamento (Zona Azul) ao longo de toda a extensão do canteiro, em ambos os lados, e instalados mobiliários, como lixeiras, bancos em madeira, assim como equipamentos de ginástica para prática de alongamentos e atividades físicas.

“A partir do conceito Ruas Completas garantimos a sustentabilidade do lugar, reduzindo o efeito da liberação de gás carbônico, além de criar áreas de caminhada, fazer ordenamento, integrando e democratizando o espaço público, como já fizemos na Sabino Silva, Miguel Calmon e no Curuzu, além do que está sendo realizado na Dom João VI”, destacou a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

Segunda etapa – Ainda na ocasião, Bruno Reis assinou a ordem de serviço para a continuidade das obras na Adhemar de Barros. A iniciativa alcançará trecho de 700 metros, seguindo do campus da Ufba até o monumento Clériston Andrade, na Garibaldi. O investimento é no valor de R$6,2 milhões. O tempo de execução é de seis meses.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Salvador

Check Also

Luedji Luna encanta soteropolitanos em show homenageando Sade no Dia da Consciência Negra

A cantora Luedji Luna concentrou um mar de gente no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, n…