Primeira live “Feminicídio em foco” acontece nesta sexta (27)

O evento tem apoio do Fundo de População das Nações Unidas e da Rede Feminista de Saúde

Nesta sexta-feira (27), às 16h, acontece a primeira live “Feminicídio em foco: rompendo silêncios na luta por justiça!”, realizada pelo Grupo de Trabalho Sobre o Feminicídio na Bahia (GTFEM) e pela Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres em Salvador.  

O encontro faz parte das ações de engajamento da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, que começou na última sexta-feira (20). Em todo o mundo, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres é no dia 25 de novembro, data escolhida em homenagem às irmãs Patrícia, Minerva e Antônia Maria Mirabal, da República Dominicana, chamadas de Las Mariposas, que foram assassinadas por terem feito oposição à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo. 

Já no Brasil, a data do início da campanha é no dia 20 de novembro, que coincide com o Dia da Consciência Negra, para evidenciar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, que são a maioria entre as vítimas desses tipos de crimes. O marco foi instituído em 1991, por ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres, com o objetivo de mobilizar e engajar a sociedade na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. 

O evento tem apoio do Fundo de População das Nações Unidas (ONU-UNFPA/Brasil) e da Rede Feminista de Saúde. As convidadas são a Defensora Pública do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio, a Assistente Social e Educadora Feminista, Beth Ferreira, a Mestra em Direitos Humanos, Rubia da Cruz, e a Assistente Social, Tânia Palma, que será a mediadora. A transmissão será realizada pelo Facebook e pelo Youtube do GTFEM. 

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Eventos

Vejam também

Festival de Inverno de Morro do Chapéu terá Barão Vermelho, É o Tchan, Dudu Nobre e Calcinha Preta

O Festival de Inverno de Morro do Chapéu vai acontecer entre os dias 8 e 11 de agosto e já…