Primeira vereadora negra de Curitiba aciona Justiça após ataque racista e ameaça de morte

Em mensagem, pessoa identifica endereço de Ana Carolina, a chama de macaca e diz que vai matá-la

Primeira mulher negra eleita vereadora de Curitiba, Ana Carolina Dartora (PT) relatou, em suas redes sociais, que recebeu uma mensagem, supostamente do Rio, com injúria racial e ameaça de morte.

Historiadora e professora, Ana Carolina tomará posse em janeiro na Câmara Municipal da capital paranaense e já acionou a Justiça por conta do ataque sofrido.

Na mensagem, com título “Vou te matar – Carol Dartora”, o remetente identifica o endereço da vereadora eleita, a chama de macaca e a ameaça de morte. “Enquanto você ganha um salário de vereadora apenas por ser uma macaca, eu estou desempregado, minha esposa está com câncer de mama e estamos vivendo de auxílio emergencial. Eu juro, mas eu juro que vou comprar uma pistola 9mm no morro do Engenho, aqui no Rio de Janeiro e uma passagem só de ida para Curitiba e vou te matar. Eu já tenho todos os seus dados e vou aparecer aí na sua casa”, diz o autor da ameaça, em um trecho do e-mail.

Ana Carolina alegou que este não foi o primeiro ataque desde que foi eleita, no dia 15 de novembro, mas que disse acreditar na Justiça e continuará na luta. “Feito o boletim de ocorrência, espero que estes sujeitos sejam identificados e responsabilizados pelo crime cometido. Que aprendam que a internet não é ‘terra de ninguém’ e que todas as ações geram consequências. Eles combinaram de nos matar, combinamos de ocupar tudo!”

Este não é o único caso de racismo após resultado eleitoral no Brasil. No município de Cachoeira, a prefeita eleita, Eliana Gonzaga (Republicanos), também foi vítima de ataques.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Brasil

Vejam também

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

Agência Brasil Oito em cada dez adultos (78,6%) que vivem em capitais brasileiras mantinha…