Desde o último domingo (15), dia das eleições, a vereadora Ana Lúcia Martins (PT), de Joinville, em Santa Catarina, vem sofrendo ataques racistas e até ameaças de morte em suas redes sociais. Ela é a primeira vereadora negra a ser eleita para a Câmara Municipal de Joinville.
De acordo com Ana Lúcia, os ataques começaram antes dos resultados serem divulgados. Ela também afirmou que sabia que enfrentaria uma resistência, mas que não imaginou a gravidade. “Sabia que não seria fácil. Estava ciente que enfrentaria uma certa resistência em uma cidade que elegeu apenas na segunda década do século 21 a primeira mulher negra. Só não esperava ataques tão violentos”, disse em uma de suas redes sociais.
Na tarde da última quarta-feira (18), a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) instaurou um inquérito por injúria racial e ameaça. Segundo a Advogada do Partido dos Trabalhadores, a possibilidade de um pedido de proteção para a vereadora está sendo avaliada. Em nota, o PT repudiou as agressões.
“Diante desse gravíssimo fato, manifestamos nossa solidariedade e apoio à companheira Ana Lúcia Martins e esperamos que as autoridades atuem de maneira rápida no intuito de descobrir e responsabilizar os autores, para que sejam levados à justiça”, diz um trecho da nota.
Com informações do G1.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.