O Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo celebraram, nesta segunda-feira (15), o contrato para compra de 9,7 milhões de doses de Sputnik V. O Governador da Bahia, Rui Costa (PT), já havia anunciado o acordo na sexta-feira (12). No total, foram 37 milhões de doses adquiridas pelo Consórcio Nordeste, que serão distribuídas proporcionalmente de acordo com a população de cada estado. Como a Bahia tem 27% da população da região, receberá proporcionalmente esse percentual em doses do imunizante russo.
Duas milhões das 9,7 milhões das doses para a região Nordeste chegarão em abril e 27% terão como destino a Bahia. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que as primeiras doses, que chegarão no próximo mês, serão aplicadas em idosos acima de 60 anos, profissionais de educação e em profissionais de segurança pública.
A Sputnik V tem 100% de eficácia comprovada em casos graves e moderados de Covid-19. O Governo da Bahia entrou com ação no Supremo Tribunal Federal no início do ano para poder comprar e aplicar a vacina russa em solo brasileiro, apesar da não autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Embora a compra da Sputnik V tenha sido autorizada pelo Governo Federal, ainda são aguardados os últimos trâmites para sua autorização de uso, que dependerá da Anvisa.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.