Professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram, na última quinta-feira, durante assembleia, o início de uma greve, que será deflagrada na próxima segunda-feira (29). Foram 210 votos a favor da deflagração da greve, 129 votos para iniciar um estado de greve e quatro abstenções.
De acordo com o site Bahia Notícias, o Apub Sindicato confirmou a greve: “Os professores deflagraram a aprovação da greve, a reitoria vai ser oficiada hoje, temos um prazo de 72h para começar, então oficialmente ela começa na segunda-feira”.
Ainda de acordo com informações do Apub Sindicato ao Bahia Notícias, a deflagração da greve foi a solução encontrada neste momento para que as negociações com o governo evoluam. “O motivo foi a negociação com o governo que não avançou e os professores entenderam que a única estratégia de negociar hoje seria deflagrar esta greve”, concluiu a assessoria de comunicação.
A categoria reivindica reajuste salarial, reestruturação das carreiras do Magistério Superior e EBTT, e recomposição orçamentária das universidades e institutos federais.