Programa Morar Melhor entrega 199 casas reformadas em São Marcos

As melhorias habitacionais são feitas em conjunto com o próprio morador. Para cada habitação o valor investido pela Prefeitura é de até R$7 mil.

O mês de junho começou trazendo transformação de vida para famílias no bairro de São Marcos, após as comunidades do Mandu e Vila Nova de Pituaçu serem beneficiadas com 199 casas reformadas pelo programa Morar Melhor. A intervenção foi entregue pela Prefeitura de Salvador nesta terça-feira (1º).

Em todo o bairro, o Morar Melhor já havia alcançado 501 casas. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas – Seinfra, outras 498 habitações estão cadastradas para receber as melhorias.

Diferente do Minha Casa, Minha Vida – programa federal que destina moradias populares para beneficiários em regiões que costumam ficar mais distante do centro da cidade -, o Morar Melhor tem trazido dignidade aos moradores no local onde muitos construíram sua própria história. É o caso da doméstica Alcenir de Jesus Nascimento, 45 anos, que reside há mais de três décadas no Mandu.

A casa dela hoje é uma das mais bonitas da localidade após receber serviços como pintura, reboco e troca de janelas, porta e telhado. Até um paisagismo foi feito, o que ela considera a “cereja do bolo”, com a colocação de gramado e plantas ornamentais na entrada do imóvel.

“Eu vivia em condição muito precária. Quando chovia a água entrava pelo telhado, que era cheio de rachaduras. Na verdade, o Morar Melhor fez uma nova casa para mim. Fui mãe solteira e criei meu filho só. Nunca consegui juntar dinheiro para fazer uma reforma”, revelou Alcenir.

Critérios – Resgatar a cidadania e a autoestima da população residente nas áreas contempladas é justamente uma das premissas do programa. A iniciativa leva em consideração critérios como precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza e de mulheres chefes de família.

Desde 2015, o Morar Melhor já reformou mais de 33 mil casas em mais de 150 localidades. As melhorias habitacionais são feitas em conjunto com o próprio morador. Para cada habitação o valor investido pela Prefeitura é de até R$7 mil.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Salvador

Vejam também

Seman intensifica ações preventivas para evitar transtornos no período chuvoso

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman),…