Rafaela Silva é bicampeã e Daniel Cargnin bronze no Mundial de Judô

Brasileira leva título nos 57 kg, após 2 anos de suspensão por doping

Por Agência Brasil

Após dois anos de suspensão por doping, Rafaela Silva voltou a fazer história no judô na madrugada deste sábado (8), no Mundial da modalidade em Tashkent (Uzbequistão). Primeira judoca do país a conquistar uma medalha de ouro na competição, lá se vão nove anos, a carioca se sagrou bicampeã na categoria 57 quilos ao derrotar a japonesa Haruka Funakubo por waza-ari. Quem também brilhou hoje (8) foi o gaúcho Daniel Cargnin, de 24 anos, que faturou o bronze nos 73 kg, sua primeira medalha em mundiais, ao vencer por ippon o italiano Manuel Lombardo.

Foram os dois primeiros pódios do Brasil no Mundial, após três dias de competição. As disputas prosseguem até a próxima quinta-feira (13), com transmissão ao vivo no site do Canal Olímpico do Mundial. As eliminatórias das disputas individuais começam a partir das 2h (horário de Brasília) e às 9h os classificados lutam por medalhas. A programação segue detalhada ao final do texto.

Rafaela foi colecionando vitórias até avançar à final. Na estreia, venceu por ippon a anfitriã Nilufar Ermaganbetova. Na sequência, com outro ippon, Rafaela definiu a luta contra a búlgara Ivelina Ilieva, após empate por punições no tempo normal. Nas quartas de final, a brasileira desbancou a ucraniana Daria Bilodid – bicampeã mundial e bronze nos Jogos de Tóquio nos 48kg. Depois, na semifinal, Rafaela levou 40 segundos para superar a israelense Timna Nelson-Levy.

Na luta pela medalha de ouro, contra a japonesa Funakubo, Rafaela marcou o waza-ri decisivo, a 30 segundos do fim, que lhe valeu o bicampeonato. Além dos dois ouros em mundiais na disputa individual – o primeiro em 2013 – a brasileira soma outras duas medalhas: prata (2011) e bronze (2019).

Bronze de Daniel Cargnin nos 73kg

O gaúcho, estreante como peso-leve no Mundial, venceu a primeira luta por ippon contra o romeno Alexandre Racu. Depois derrotou, também por ippon, o russo Rustam Orujov, vice-campeão olímpico. Na terceira rodada, o brasileiro emplacou mais ippon, levando a melhor sobre o alemão Alexander Glaber.

No entanto, nas quartas, Cagnin foi superado pelo israelense Tohar Butbul, atual número cinco do mundo. O brasileiro voltou à repescagem, e brilhou ao triunfar sobre o atual campeão mundial, o georgiano Lasha Shavdatuashvili, garantindo vaga na luta pelo bronze. Na briga pela medalha, Cargnin garantiu o pódio ao desfeir um ippon contra o italiano Lombardo.

Outros resultados

Estreante em mundiais, Jéssica Lima (57kg) se despediu hoje da competição. Ela começou bem, vencendo a primeira luta contra a mongol Ichinkhorloo Munkhtsedev, e depois voltou a triunfar: levou a melhor contra a dominicana Ana Rosa, com dois waza-ari relâmpago. Mas nas oitavas, foi superada pela japonesa Kunakubuko, que mais tarde seria derrotada pela brasileira Rafael Silva na disputa do ouro.

Carregar mais em Esportes

Vejam também

Em boa fase, Bahia pega o Criciúma nesta terça (29), pela Copa do Brasil; Vitória busca recuperação

O fim de semana foi de emoções opostas para Bahia e Vitória na quarta rodada do Campeonato…