O recadastramento obrigatório do cartão do SUS foi prorrogado até 31 de dezembro, informou a Prefeitura de Salvador em publicação no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (30).
Até esta quinta-feira (1º), mais de dois milhões de moradores de Salvador já realizaram o recadastramento obrigatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Desses, aproximadamente 1,3 milhão de atualizações foram feitas no site www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br.
Além do site, o recadastramento pode ser feito presencialmente em uma das 152 unidades básicas da rede municipal, com o agente comunitário de saúde. Os moradores de Salvador deverão informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau.
É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, mostrando a documentação destes. A validação do cadastro será realizada após acesso à unidade de saúde. A medida segue determinação do governo federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras.
Toda a população deve ser cadastrada, até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e aqueles usuários que não utilizam com frequência as unidades municipais. As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam realizar novamente.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.