Recém-inaugurado, Hospital Ortopédico não atende regulação por falta de materiais para cirurgia; Alan Sanches cobra providências da Sesab

Inaugurado há um mês, o Hospital Ortopédico da Bahia (Hoba) ainda não aparece na tela do sistema de regulação de pacientes para atendimento público de saúde.

O caso veio à tona após o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) receber relatos sobre a recusa do Hoba em receber uma criança de 12 anos com fratura de fêmur, que está há mais de dez dias aguardando por regulação em uma UPA de Salvador.

Segundo relatos de médicos e profissionais de saúde, o novo hospital ainda não tem a liberação de OPME (órtese e prótese), que são materiais necessários para esse tipo de cirurgia.

“Não se pode mais aceitar que o Governo do Estado engane a população desse jeito. Fizeram festa e propaganda na inauguração do hospital, mas na hora que as pessoas realmente precisam ele não funciona. Isso é um engodo. Tem uma criança sofrendo por causa dessa negligência. A Sesab tem que dar explicações sobre esse absurdo e resolver o problema. Isso é inadmissível”, cobra Alan Sanches, que é líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Outro hospital com especialidade de atendimentos em ortopedia, o Manoel Vitorino também não consta mais no sistema como uma alternativa para regular pacientes, de acordo com denúncia de médicos que tentaram realizar o procedimento esta semana.

O fechamento de leitos dessa última unidade já havia sido alertado pelo deputado Alan Sanches.

“O Governo alegou que iria remanejar os leitos do Manoel Vitorino para o Hospital Ortopédico, mas agora nenhum dos dois está funcionando como deveria. É por isso que a fila da regulação não anda e as pessoas continuam sofrendo na Bahia”, criticou Sanches.

Carregar mais em Política

Vejam também

Evento do União Brasil Mulher Bahia reúne mais de 120 pré-candidatas de 25 municípios

O União Brasil Mulher Bahia reuniu mais de 120 pré-candidatas a prefeita, vice-prefeita e …