Nesta quarta-feira (20), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), conversou em conferência virtual com o embaixador da China, Yang Wanming, sobre o polo industrial de Camaçari. Após a Ford anunciar que deixaria de produzir carros no Brasil, Rui Costa tem conversado com autoridades estrangeiras para buscar alternativas à saída da montadora estadunidense.
O govenador da Bahia esteve nesta terça-feira (19) em Brasília, onde conversou com embaixadores de três países que investem em indústrias automobilísticas: Índia, Coreia do Sul e Japão.
Apesar do desgaste do Governo Federal com o governo chinês, a Bahia tem relação próxima com a China por conta da ponte Salvador-Itaparica e do VLT do Subúrbio, obras que serão executadas por grupos chineses.
A saída da Ford de Camaçari pode atingir diretamente 10 mil trabalhadores, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari. Participaram da conferência com o embaixador da China no Brasil o senador Jaques Wagner (PT); o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Antônio Alba; e o ex-deputado federal, Davidson Magalhães (PCdoB-BA).
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.