Rui Costa (PT) anuncia chapa majoritária e comenta Plano B para presidente

0

O pré-candidato a reeleição, Rui Costa (PT), confirmou na noite desta quinta-feira (26), os candidatos que irão compor a chapa majoritária e disputarão as vagas da Bahia no Senado Federal. Segundo Rui, falta somente fechar a chapa proporcional (deputados estaduais e federais).

“O mais importante é que a chapa está fechada. Falta afunilar os detalhes das coligações. Temos duas reuniões na semana que vem, e aí sim definiremos a chapa proporcional para a convenção no dia 4 (de agosto)”, informou Rui.

Para suplentes de Wagner (PT), em primeiro lugar, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) e em segundo, a ex-prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Leão Muniz (PR). Para suplentes de Coronel (PSD) serão Davidson Magalhães (PC do B) e a advogada Dra. Silvia Cerqueira (PRP).

PGP em Salvador – Foto: Reprodução

Rui rebateu ainda as especulações de que a relação entre o PT e o PSB estivesse conturbada. Segundo ele, o partido está fechado para a composição da proporcional e é visto como chave.

“Lídice irá compor na nossa chapa, não existe outra hipótese. Não há cenário deles apoiarem uma candidatura do PSDB e o PSB vai fazer pelo menos dois candidatos federais aqui, a Lídice e o Nilo”, avaliou.

Os anúncios foram feitos em Ato do Programa de Governo Participativo (PGP), no Wet’n Wild, na Avenida Paralela, em Salvador, na presença de dezenas de pré-candidatos às eleições de outubro. Entre eles, o pré-candidato a vice-governador João Leão, Jaques Wagner e Ângelo Coronel.

Lula candidato

Após admitir duas vezes a possibilidade de apoio do PT a outro partido caso o ex-presidente Lula não seja candidato, o governador Rui Costa voltou a adotar o discurso da cúpula do Partido dos Trabalhadores, em evento de pré-campanha nesta quinta-feira em Salvador. Rui afirmou que não existe outro cenário em que o PT apoie uma candidatura de outro partido, já que o nome de Lula continua forte nas pesquisas.

“Eu acho que a pesquisa que saiu hoje inclusive dá um cenário muito claro do que o povo brasileiro quer. Quando temos um candidato que está preso há mais de 100 dias, injustamente e sem nenhuma base que justifique isso, liderando as pesquisas, mostra que o povo brasileiro está insatisfeito com esse modelo e com o que está acontecendo no País”, avaliou.

Rui rechaçou também a possibilidade de que outro nome do próprio PT seja cotado para a disputa presidencial, incluindo o de Jaques Wagner (PT), pré-candidato ao Senado por sua chapa. “O Wagner é candidato a senador da República. O candidato a presidente é Lula. Estamos muito próximos das eleições e eu vou continuar torcendo para que o Lula seja candidato”, disse Rui.

Questionado quanto ao apoio do chamado “Centrão” para a candidatura de Alckmin, Rui minimizou a importância da aliança.

“O centrão se juntou a uma candidatura que está 4%. O PSDB participou e participa desse governo do Temer. Temer, PSDB e DEM é tudo a mesma coisa. O povo brasileiro quer mudança, quer voltar a ter esperança e se a nossa elite tivesse juízo, faria justiça e permitiria a candidatura do Lula”, afirmou.

Com informações de Bahia.ba

Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Load More In Política

Check Also

Manuel Rocha acompanha prefeitos eleitos em seminário da Confederação Nacional de Municípios em Brasília

O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil) começou a semana em Brasília, nesta segund…