Com o objetivo de preparar a rede municipal de Saúde para possíveis situações de emergência decorrentes das variações climáticas, envolvendo aumento pluviométrico e ondas de calor, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou uma oficina para elaboração do Plano Multirrisco de Salvador, nos últimos dois dias.
No encontro, foram abordados temas como a importância da preparação, vigilância e resposta aos desastres ambientais para o setor saúde; a experiência do Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres; o Plano Multirriscos da pasta de saúde do Estado; além de orientações para construção do Plano Multirriscos da SMS através de identificação, definição de estratégias e avaliação de cenários de riscos.
A diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador, destacou o compromisso do município com a proteção da saúde da população diante dos desafios que surgem por causa das mudanças climáticas.
“O Plano Multirriscos é mais uma estratégia para garantir que o cidadão soteropolitano tenha uma assistência adequada e assertiva em situações de desastres decorrentes das questões climáticas. Essa elaboração acontece com base em análises de situações que já aconteceram e que possam ocorrer, para que haja redução de risco através da prevenção, mitigação e preparação, além do manejo da emergência, como alerta e resposta”.
Participaram do evento, representantes do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Secretaria Estadual de Saúde, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência e Fundação Mário Leal Ferreira.