Programada para o início do ano, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deveria ser postergada para maio, é o que defende a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) em ofício enviado ao Ministério da Educação (MEC) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
As provas estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, na versão digital. No entanto, a piora nos números da pandemia de Covid-19 e o fato de que durante o ano de 2020 houve desigualdade acentuada na preparação do exame entre os alunos fez com que a secretaria estadual tenha tentado o adiamento do Enem.
“Entendemos que não é razoável expor milhões de estudantes ao risco de aglomeração e contaminação quando o adiamento das provas – não falamos em cancelamento – terá impactos financeiros e logísticos administráveis e plenamente justificáveis face ao valor incalculável de tantas vidas”, escreveu o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.