A manutenção de áreas verdes da cidade é uma das atribuições da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman). Para manter a capital arborizada é necessário adequar as árvores ao ambiente urbano, através de ações diárias de manejo dos vegetais. De janeiro a junho deste ano foram realizadas 24.161 mil podas de árvores, incluindo remoções de árvores e galhos, além de supressões de espécies que apresentavam total desgaste e risco alto de queda. A visibilidade deste trabalho é observada nos períodos mais chuvosos. Entre abril e junho, foram executadas mais de 15 mil podas por toda a cidade.
Como parte do cronograma de trabalho, equipes da Seman fazem a poda de espécies em locais como a Rua Cícero Simões, localizada nas imediações do Parque da Cidade, no Itaigara. No local, a operação contou com dois caminhões e dez técnicos que apararam os vegetais. As árvores bastante crescidas já ultrapassavam o limite do muro do Parque, resultando em galhos pendurados que inviabilizavam o uso da calçada.
O motoboy Alex Silva, 31 anos, transita diariamente pela Rua Cícero Simões e, segundo ele, a retirada das árvores melhora bastante a iluminação da via. “Faço muitas entregas nessa região, principalmente à noite. Além de atrapalhar a passagem das pessoas pelo passeio, as árvores estavam também impedindo a claridade da rua. Com certeza, fica muito melhor para todo mundo, para quem dirige e quem passa caminhando também”, frisou.
Além de tratar a vegetação retirando galhos fracos ou com má-formação, as podas controlam o crescimento em excesso da copa. Para as intervenções são usados caminhões Munck, caçambas, motopoda e motosserra, dentre outros equipamentos. Antes de a iniciativa ocorrer, os locais onde as podas acontecem passam por avaliação técnica.
Ações preventivas
O titular da Seman, Lázaro Jezler, pontua que as ações diárias chegam a totalizar uma média de 4 mil podas por mês. “Estimamos que em 2024 sejam executadas aproximadamente 50 mil ações deste tipo, em todos os bairros da cidade”, complementou o secretário.
De acordo com Jezler, a poda das árvores e a limpeza das palmáceas fazem parte de um importante conjunto de ações preventivas que são realizadas pela pasta. “É um trabalho que visa evitar a ocorrência de acidentes. Fazemos a retirada de galhos e hastes com risco de queda, também removemos árvores com estado fitossanitário ruim”, explica o secretário, ressaltando que o serviço pode ser solicitado por qualquer munícipe.
As podas são executadas diariamente, seja através de avaliações das equipes em campo ou pela solicitação da população, por meio do telefone 156, do portal www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br e ainda presencialmente, em qualquer das dez unidades das Prefeituras-Bairro (Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria).
Benefícios para as árvores
As intervenções nas árvores alcançam aquelas de pequeno (1 a 5 metros), médio (5 a 9 metros) e grande porte (acima de 9 metros), removendo galhos doentes, danificados ou mortos, ajudando a prevenir a propagação de doenças e infestações de insetos nos vegetais. Além disso, permite uma melhor circulação de ar e entrada de luz solar, promovendo crescimento saudável e reduzindo o risco de problemas relacionados ao sombreamento excessivo. A iniciativa também ajuda a melhorar a aparência da árvore e do ambiente ao redor.