Sementes misteriosas têm fungos e bactérias ainda desconhecidos

0

De acordo com o Ministério da Agricultura, a análise das sementes enviadas por correio para moradores de 24 estados e do Distrito Federal confirmou a presença de fungos, ácaro, bactérias e até de possíveis plantas daninhas não existentes no Brasil.

Moradores de todo o país afirmaram ter recebido as sementes junto com compras realizadas pela internet e o governo federal supõe que estas tenham origem asiática. Além do Brasil, até então, Estados Unidos e Canadá também informaram ter casos parecidos.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, entre os 258 pacotes recebidos, 25 mostraram três fungos diferentes, um apresentou ácaro, quatro têm a possibilidade de conter planta daninhas não existentes no país e dois continham bactérias. O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia, segue analisando os materiais e ainda não possui identificação exata dos fungos e bactérias. O ministério aguarda o término da avaliação das sementes, que tem previsão para daqui a 30 dias.

Apesar da preocupação com o agro terrorismo, o governo diz que não é possível afirmar que as sementes tenham sido enviadas propositalmente e com a intenção de prejudicar a agricultura brasileira, mas que, ainda assim, os riscos são consideráveis.

“Não temos elementos para afirmar que é uma ação intencional para introduzir algum organismo que seja prejudicial, mas o risco existe. Os primeiros resultados nos apontam que a gente vai precisar aprofundar a identificação das sementes”, diz o Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.

A China afirmou que o envio de sementes do país é proibido e que está cooperando com as investigações das autoridades brasileiras.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Brasil

Check Also

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

Daniella Almeida/Agência Brasil Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Púb…