Os principais telejornais da TV Globo decidiram ignorar o primeiro áudio da Vaza Jato, revelado nesta terça-feira (9), pelo site The Intercept Brasil, em que o procurador Deltan Dallagnol comemora a decisão do ministro Luiz Fux, que ainda não era pública, que censurava a entrevista do ex-presidente Lula ao jornal Folha de São Paulo, alguns dias antes da eleição do ano passado.
No áudio, compartilhado no grupo ‘Filhos do Januario 3’, com outros procuradores, no aplicativo de conversas Telegram, Dallagnol comemora a decisão de Fux.
O arquivo foi enviado em 28 de setembro de 2018. Dallagnol também pede segredo aos colegas sobre a notícia e indica que ela ainda é sigilosa. “URGENTE E SEGREDO”, “sobre a entrevista”, “quem quer saber ouve o áudio”, escreve o procurador, em mensagens de texto, junto ao envio do áudio.
No Twitter, internautas registraram a omissão da Globo. Confira algumas reações:
Deltan
Véi,
O @jornalnacional e @JornalN NÃO deram 1 PIO do áudio do Dallangnol,
NADA, nadica de nada!!!
Isso é que é desinformação total!!!
Pobres telespectadores!!!
São enganados na cara-de-pau !!!
— Ivan Santos (@arte_prima) 10 de julho de 2019
Olha até pouco tempos atrás tinha a convicção de que p/ser vdd tinha q passar no globo, mas depois de mt me decepcionar por varias x cheguei a conclusão q a Globo está envolvida até o pescoço a assessora de moro (q é parente de Uma jornalista da globo )pediu demissão #LulaLivre
— Noah Albuquerque (@AlbuquerqueNoah) 10 de julho de 2019
O Jornal Nacional ignorou o áudio de Deltan, o primeiro divulgado pelo The Intercept.
A Globo sabe que muito provavelmente o material recebido por Glenn Greenwald revelará o seu conluio com a força-tarefa da Lava Jato e o ex-juiz Moro.— Thi de Freitas (@ThideFreitas1) 10 de julho de 2019
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.