O momento em que uma estrela foi engolida por um buraco negro foi registrado pelos telescópios do Observatório Europeu do Sul (European Southern Observatory, ou ESO) em Garching, na Alemanha. A observação fez parte de uma pesquisa publicada nesta terça-feira (13) pela revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
Esse foi o registro mais próximo da Terra de um buraco negro “espaguetificando” uma estrela, a 215 milhões de anos-luz. O termo “espaguetificar” tem a ver com a maneira em que o buraco negro esmaga a estrela, fazendo a parecer um “espaguete” até engoli-la.
“Quando uma estrela azarada se aproxima demais de um buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia, a extrema atração gravitacional exercida pelo buraco negro desfaz a estrela em finas correntes de matéria”, afirmou um dos autores do estudo, Thomas Wevers.
A animação abaixo mostra uma estrela experimentando a espaguetificação ao ser sugada por um buraco negro supermassivo durante um ‘evento de interrupção da maré’. Em um novo estudo, feito com a ajuda do Very Large Telescope do ESO e do New Technology Telescope do ESO, uma equipe de astrônomos descobriu que quando um buraco negro devora uma estrela, ele pode lançar uma poderosa explosão de material para fora.
Com informações do G1 e Observatório European Southern.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.