Um terremoto de magnitude 7,0 – de acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos -, não só pôde ser sentido, como deixou 120 pessoas feridas e, até então, seis pessoas mortas na Turquia e na Grécia, nesta sexta-feira (30).
De acordo com a agência que é responsável pelos atendimentos após desastres na Turquia, pelo menos quatro pessoas morreram – uma delas, afogada – e 120 ficaram feridas na Turquia. Outras duas pessoas morreram na Ilha de Samos, na Grécia. Ambas eram adolescentes e foram encontradas no local de desabamento de um muro. As autoridades da ilha de 45 mil habitantes pediram aos moradores para não saírem de casa.
O epicentro do terremoto aconteceu a aproximadamente 17 km da costa da cidade de Izmir, e a uma profundidade de 16 km, segundo dados do órgão turco de monitoramento de tremores. Já os americanos afirmaram que o terremoto ocorreu a 33,5 km da costa e a 10km de profundidade.
Ainda não se tem informações concretas em relação ao número de prédios que desabaram em Izmir, já que o Ministro de Urbanização da Turquia, Murat Kurum, disse que foram cinco, o Ministro do Interior, Suleyman Soylu, afirmou que foram seis, e o Prefeito da cidade, Tunc Soyer, relatou que 20 prédios caíram na região. O terremoto também pôde ser sentido em Istambul, mas não há dados que mostrem danos significativos. (Com informações do G1).
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.