Tinoco questiona governo sobre desapropriação de área anexa ao Palácio Rio Branco

O vereador Claudio Tinoco (União Brasil), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Centro Antigo de Salvador, solicitou informações ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a desapropriação de uma área de 1.406,74 metros quadrados no frontispício da capital baiana. A área, localizada entre o Palácio Rio Branco (Rua Pau da Bandeira) e a Ladeira da Montanha, seria destinada a um projeto hoteleiro, conforme divulgado na imprensa, e foi desapropriada “de forma amigável” pelo valor de mais de R$ 1,4 milhão.

Tinoco destacou que o governo precisa explicar onde fica exatamente a área, cuja localização não é informada precisamente, e qual será a destinação do espaço. O termo de desapropriação foi realizado pela Secretaria Estadual de Turismo e prevê a desapropriação do local, que fica ao lado do Elevador Lacerda, e será utilizado como a ampliação de um hotel que será instalado no Palácio Rio Branco. Em fevereiro de 2022 o governo homologou a concessão do hotel para a rede hoteleira Rosewood.

“Convido a todos que passem pela praça Maria Felipa (antiga Praça Cairú) e olhem para cima. O que todos vão ver é uma área verde, de uma vegetação densa que compõe o frontispício, esse acidente geográfico que marca a formação da nossa cidade, que divide Salvador entre Cidade Baixa e Cidade Alta. Imagine vocês que, a área irá abrigar cerca de 75 quartos, sendo 39 dentro do Palácio e 36 na área anexa”, destacou Tinoco.

Tinoco ainda questionou a capacidade da empresa envolvida na transação, Toncer Participações e Empreendimentos Patrimoniais Ltda., com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, e cujo sócio é o ex-jogador de futebol Toninho Cerezo. De acordo com Tinoco, o CNPJ se refere a uma microempresa com capital social de pouco mais de R$ 360 mil.

“Eu já vi no passado recente muitos acusarem, inclusive, que o Toninho Cerezo estava especulando imóveis em Salvador, que estava adquirindo imóveis aqui na Santa Tereza, próximo ao Dois de Julho, para especulação imobiliária. É esse o Governo do Estado que paga a iniciativa privada para entregar uma área do frontispício de Salvador”, destacou o vereador.

Tinoco ressaltou que irá protocolar um pedido formal de esclarecimentos, com base na lei de acesso à informação, à Secretaria de Turismo e ao governador, buscando respostas sobre o processo de desapropriação. Ele salientou que defende a instalação do hotel, que trará investimentos para Salvador, mas reforçou que é preciso transparência no processo de desapropriação.

Carregar mais em Política

Vejam também

CEO do Aeroporto de Salvador recebe Título de Cidadão Soteropolitano da Câmara

Em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (26), Julio Ribas, CEO do Salvador B…