TRE-BA integra rede nacional de enfrentamento à desinformação

0

Empenhada em combater as informações falsas, a Justiça Eleitoral baiana vai levar aos eleitores e eleitoras a verdadeira informação para fortalecer a democracia. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) integra a rede nacional de enfrentamento à desinformação da Justiça Eleitoral e tem parcerias com páginas de checagem de fatos.

O TRE-BA mantém um site sobre o tema (veja aqui), assim como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantém o Fato ou Boato, ambos com o objetivo de garantir o direito ao voto de forma livre, sem interferências que induzam os eleitores ao erro, visando o fortalecimento da democracia.

“No cenário político, nós temos situações que podem afetar a liberdade de escolha do eleitor em um Estado Democrático de Direito. A desinformação pode induzir no processo de escolhas das pessoas e pode afetar através da emoção e do julgamento. E isso é extremamente danoso, podendo ser considerado um verdadeiro atentado contra a democracia”, alerta o secretário de Planejamento, de Estratégia e de Eleições do TRE-BA, Victor Xavier.

A rede nacional de enfrentamento à desinformação forma uma coalizão com outras páginas de checagem de fatos sobre o processo eleitoral: Agência Lupa, Boatos.org, E-farsas, Fato ou Fake, ComProva, Estadão Verifica, Aos Fatos, Checamos e Confere.

Algumas dicas de como enfrentar à desinformação:

– Fique atento à fonte da notícia
– Leia o texto da matéria, não apenas o título
– Preste atenção no endereço eletrônico da reportagem
– Leia outras notícias do mesmo site e avalie a veracidade
– Procure saber sobre o site que publicou a informação
– Preocupe-se com o conteúdo de sites sensacionalistas
– Leia com atenção e fique atento aos erros de ortografia
– Confirme a notícia em outros sites
– Cheque a data de publicação da reportagem
– Confira a autoria do texto

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Load More In Eleições

Check Also

Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro

Douglas Corrêa/Agência Brasil Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das…