Turismo da Bahia cresceu 3,2% entre dezembro e janeiro, aponta pesquisa

Pesquisa do IBGE apontou que estado teve, em janeiro, sua sexta alta seguida no setor no comparativo mês a mês, o que o coloca acima da média nacional

Desde o começo da pandemia de Covid-19, há um ano, o setor de turismo tem tido perdas em todo o Brasil. No entanto, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia tem tido um desempenho acima da média nacional, com crescimento de 3,2% entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, o que foi sua sexta alta seguida no comparativo mês a mês. No mesmo período, o crescimento nacional foi de 0,7% e a Bahia ficou na sexta colocação, atrás do Rio Grande do Sul (11,4%), Distrito Federal (10,4%), Rio de Janeiro (4,4%), Santa Catarina (4,3%) e Espírito Santo (3,8%).

Na comparação entre janeiro do ano passado, quando não havia pandemia, e janeiro deste ano, a Bahia teve a menor queda no turismo: -14%, enquanto a média brasileira foi de -29,1%. As perdas acumuladas entre janeiro do ano passado e janeiro deste ano foram de -38,8%, enquanto a média nacional foi de -39,5%. Dez segmentos são analisados na pesquisa, entre eles alojamento e alimentação; transporte aéreo; agências de viagem e operadoras turísticas; locação de automóveis; e atividades culturais e de recreação e lazer.

Quando foi iniciada a reabertura de atividades não essenciais, no segundo semestre do ano passado, Salvador lançou uma campanha com o slogan “Vem, Meu Amor, Me Tirar da Solidão” e a cidade foi reconhecida internacionalmente como destino seguro. A secretaria de Turismo do Governo do Estado, por sua vez, lançou um site com o intuito de ajudar na retomada das atividades do turismo de Salvador e de todo o estado.

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Bahia

Vejam também

Governo lança 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar das mãos da agricultura familiar

Através de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas pa…