Ucrânia, EUA e União Europeia consideram “ilegal” e “falso” resultado de referendos feitos pela Rússia

As forças pró-russas querem anexar quatro regiões ucranianas ao território russo ; comunidade internacional não acredita em ato

Da Redação

Ucrânia, União Europeia (UE) e Estados Unidos (EUA) afirmaram que os resultados dos referendos realizados pela Rússia nos últimos dias, nas regiões ucranianas são falsos.

Embora a comunidade internacional chame apuração de “falsa” e ilegal”, os votos abrem caminho para a anexação das regiões de Kherson, Zaporizhia, Lugansk e Donetsk à Rússia, o que pode representar uma escalada no conflito entre Kiev e Moscou.

O Ministério ucraniano dos Negócios Estrangeiros (MNE) emitiu um comunicado que afirma que este é “mais um crime” russos e que os resultados terão credibilidade e reconhecimento nulos.

“Forçar a população nesses territórios a preencher alguns papéis sob o cano de uma arma é mais um crime russo no contexto da agressão contra a Ucrânia”, diz o documento.

Kiev conclui o comunicado afirmando que não vai ceder a “nenhum ultimato” russo e pedindo à UE, à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e ao G7 que aumentem de forma imediata e significativa a pressão sobre a Rússia, com mais sanções e com maior ajuda militar à Ucrânia.

Carregar mais em Mundo

Vejam também

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Paula Laboissière / Agência Brasil Ao longo dos últimos anos, o progresso na redução da ma…