Universidades podem parar por falta de verba, alerta deputado

A UFRJ e a Unifesp só têm verba para funcionar até julho

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) usou seu Twitter nesta segunda-feira (10) para denunciar a situação educacional do país, em especial o drama que aflige a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O deputado psolista alertou que a UFRJ pode parar a partir de julho por falta de verbas e que o orçamento destinado para esse ano é o mesmo de 2004, mesmo com o dobro de estudantes. Outra Universidade que passa pelo mesmo problema é a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo dados do Orçamento 2021, as universidades federais estão com o orçamento no limite. Estão disponíveis R$ 2,5 bilhões para as 69 universidades federais, que atualmente atendem 1,3 milhão de estudantes. Esse valor é quase o mesmo de 2004, quando havia 574 mil alunos e 51 instituições.

Com a verba reduzida, quem se prejudica são os mais pobres, que perdem o subsídio garantido pelo governo federal para que terminem os estudos. Além disso, são paralisadas pesquisas e contas como de água, de luz e de limpeza podem não ser pagas.

“Bolsonaro está acabando com o futuro do país”, escreveu o deputado, com a concordância de pelo menos outras 7 mil pessoas que curtiram o comentário na rede social. Veja:

Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Carregar mais em Educação

Vejam também

Professores da Ufba vão iniciar greve nesta segunda-feira (29)

Professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram, na última quinta-feira, dur…