Nesta segunda-feira (2), A Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, afirmou que acredita que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil comece até março de 2021. De acordo com Nísia, a produção da vacina – que tem formulação da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca – deve iniciar em janeiro ou em fevereiro.
“Temos a expectativa de que todo o processo de imunização comece a ser feito no primeiro trimestre de 2021”, afirmou Nísia Trindade. A presidente também disse que “a Agência de Vigilância Sanitária vai acompanhar todo o processo”.
De acordo com um levantamento feito pelo G1, a Fiocruz, no Rio de Janeiro, trabalha com dois dos 11 projetos de candidatas a vacina contra o novo coronavírus, mas Nísia não chegou a detalhar qual dos dois irá passar por produção. O que se sabe, até então, é que os dois projetos já passaram por testes pré-clínicos em camundongos e tiveram bons resultados.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), até o último dia 21 de outubro, registrou 179 pesquisas em desenvolvimento. Desse número, 44 foram testadas em humanos e apenas dez – dos Estados Unidos, China, Alemanha, Rússia e Reino Unido – chegaram na terceira e última fase.
Com informações do G1.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.