Mesmo quem não tem interesse especial pelas artes, consegue reconhecer facilmente o quadro “A Noite Estrelada”, uma das obras mais famosas do pintor Vincent van Gogh, de 1889. A tela retrata a vista da janela de um quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, pouco antes do nascer do sol, com a adição de um vilarejo idealizado pelo artista.
Na Holanda, país de origem do pintor, a obra foi homenageada de maneira surpreendente. Na cidade de Eindhoven, ao sul de Amsterdã, foi inaugurada uma ciclovia inspirada no famoso quadro. E o resultado não poderia ser outro.
O efeito deslumbrante sobre um chão que brilha é resultado de um projeto feito com peças de um material que traz pequenas luzes de LED. O artista responsável pelo projeto, Daan Roosegaarde, explica que a sua ideia era criar um lugar em que as pessoas pudessem ter uma experiência especial.
A intervenção foi feita em uma rota da ciclovia que passa por locais que marcaram a vida do pintor holandês, como Zundert, cidade em que ele nasceu e foi criado.
Esse é um bom exemplo de que arte e tecnologia podem se unir e atingir resultados surpreendentes.
Veja o vídeo abaixo:
A obra faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1941. É considerada uma das mais valiosas pinturas de Van Gogh e uma das mais icônicas da arte ocidental.
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.