Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (5). Esse tremor, o segundo dessa semana, foi o mais potente em 20 anos a atingir a região, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Várias pessoas ficaram feridas, segundo a CNN.
O abalo durou cerca de 40 segundos e ocorreu às 20h33 no horário local (0h33 deste sábado, no Brasil). O epicentro foi registrado a 17 km de Ridgecrest, localidade de 30 mil habitantes, a 250 km de Los Angeles. O tremor foi sentido em Los Angeles, Phoenix, Las Vegas e Reno.
VIDEO: Southern California earthquake felt at Morongo Casino Resort & Spa in Cabazon, California pic.twitter.com/eAmJv4RSbv
— News Breaking LIVE (@NewsBreaking) 6 de julho de 2019
O terremoto provocou deslizamentos de terra, rachaduras em fundações e destruiu muros. Canalizações de água e esgoto também foram rompidas. Após o tremor, ainda foram registrados incêndios provocados por vazamentos de gás.
can’t believe i got this on video, earthquakes are not jokes! #abc7eyewitness #MSNBC #CNN #ridgecrest #anotherearthquake #California #californiaearthquake
everyone has permission to use this. pic.twitter.com/P7eVhZlekz— Rylan 🌊 (@rylxan) 6 de julho de 2019
A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos, com quase 40 milhões de habitantes, e fica na região conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, onde terremotos e erupções vulcânicas são mais frequentes devido aos encontros das placas tectônicas.
Mais de 100 tremores atingiram o sul da Califórnia nos últimos dez dias. O tremor desta sexta é o mais forte a atingir o estado nos últimos 20 anos, e supera o abalo de magnitude 6,4 que atingiu a região na quinta-feira (4), sem deixar vítimas.
A especialista Lucy Jones, do Instituto de Tecnologia da California (Caltech), alertou sobre a “forte probabilidade” de mais réplicas fortes se repetirem nos próximos dias na região. Segundo Jones, há 10% de chances de um terremoto superior a 7 graus voltar a ocorrer durante a semana.
Fontes: G1 e CNN
Acompanhe o Caderno de Notícias no Facebook, no Instagram e no Twitter.