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{"id":24141,"date":"2021-08-15T20:00:16","date_gmt":"2021-08-15T23:00:16","guid":{"rendered":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/?p=24141"},"modified":"2021-08-16T03:11:32","modified_gmt":"2021-08-16T06:11:32","slug":"a-politica-de-identidade-e-antietica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/a-politica-de-identidade-e-antietica\/","title":{"rendered":"“A pol\u00edtica de identidade \u00e9 anti\u00e9tica”"},"content":{"rendered":"

Nossa exist\u00eancia na Terra \u00e9 cada vez mais complexa e perigosa, por\u00e9m, temos um ativo que os governos muitas vezes esquecem: ao longo da hist\u00f3ria da humanidade acumulamos uma grande riqueza moral em termos de conhecimento. Por isso (e n\u00e3o s\u00f3 por isso), os enormes desafios humanos e planet\u00e1rios n\u00e3o podem ser deixados exclusivamente nas m\u00e3os da tecnologia e da ci\u00eancia, mas devem passar pelo escrut\u00ednio da filosofia moral em um contexto de um novo, universal e radical Iluminismo.<\/p>\n

Este \u00e9 um dos principais argumentos do \u00faltimo trabalho de Markus Gabriel<\/a>,\u00a0\u00c9tica para tiempos oscuros: Valores universales para el siglo XXI\u00a0(Pasado\u00a0&\u00a0Presente)<\/strong>, uma esp\u00e9cie de livro-manual em que este professor de epistemologia e filosofia moderna e contempor\u00e2nea da Universidade de Bonn, pratica a reflex\u00e3o moral como um f\u00edsico: ele descreve o fen\u00f4meno e depois resolve os problemas mais complexos por meio de abstra\u00e7\u00f5es e f\u00f3rmulas.<\/p>\n

A jornalista e doutora em Humanidades, Berta Ares<\/a>, conversou com Markus Gabriel, por ocasi\u00e3o de sua visita a Barcelona, onde participou de um debate no CCB, dedicado \u00e0 \u00e9tica global.<\/p>\n

Beta Ares – Em ‘Por que o mundo n\u00e3o existe (Passado e Presente)’, voc\u00ea desenvolveu a teoria do novo realismo que o tornou mundialmente famoso. Te chamam de estrela da filosofia, o fil\u00f3sofo mais jovem, o mais medi\u00e1tico. Neste mais recente livro em que voc\u00ea sustenta um novo Iluminismo<\/em>, quer imitar Kant, embora sua teoria do conhecimento e as condi\u00e7\u00f5es sejam muito diferentes?<\/strong><\/p>\n

Markus Gabriel<\/strong> – Sim, as condi\u00e7\u00f5es atuais s\u00e3o muito diferentes porque vivemos, do ponto de vista filos\u00f3fico e hist\u00f3rico, um tempo de forte significado ontol\u00f3gico.\u00a0O senso de realidade \u00e9 muito forte, embora a atual dissemina\u00e7\u00e3o de mentiras pare\u00e7a contradizer essa descri\u00e7\u00e3o.\u00a0O grande paradoxo de nosso tempo \u00e9 que o fen\u00f4meno da manipula\u00e7\u00e3o ocorre a partir do pr\u00f3prio conhecimento, onde toda uma m\u00e1quina t\u00edpica de tempos de trevas foi acionada, embora a ideologia oficial o negue.\u00a0Portanto, e especialmente neste sentido, as condi\u00e7\u00f5es s\u00e3o muito diferentes das da \u00e9poca de Kant.<\/em><\/p>\n

Voc\u00ea consegue perceber a ideia?<\/strong><\/p>\n

Podemos ver isso com a gest\u00e3o da pandemia.\u00a0Na Europa, todo mundo fala sobre a ci\u00eancia como a \u00fanica solu\u00e7\u00e3o para a pandemia e ainda, apesar de focar toda a gest\u00e3o na ci\u00eancia, a Europa tem sido o grande epicentro da pandemia.\u00a0A atual ideologia e propaganda oficial n\u00e3o permitem ver com clareza o que est\u00e1 acontecendo.\u00a0\u00c9 por isso que falo de tempos sombrios.\u00a0Meu projeto, que chamo de novo Iluminismo, quer romper com essa escurid\u00e3o e se baseia em uma filosofia da realidade.<\/em><\/p>\n

“No novo realismo e no novo Iluminismo que proponho, tanto a realidade quanto a a\u00e7\u00e3o \u00e9tica s\u00e3o \u00f3bvias para o ser humano”.<\/p><\/blockquote>\n

E no conhecimento moral?<\/strong><\/p>\n

De fato. Kant disse que n\u00e3o podemos conhecer a coisa em si, ou seja, a realidade como ela \u00e9 independente do ser humano; Ele disse que \u00e9 inacess\u00edvel ao pensamento humano, que est\u00e1 al\u00e9m de seu pr\u00f3prio conhecimento. No novo realismo e no novo Iluminismo que proponho, tanto a realidade quanto a a\u00e7\u00e3o \u00e9tica s\u00e3o \u00f3bvias para o ser humano. Em certo sentido, \u00e9 o oposto de v\u00e1rias posi\u00e7\u00f5es de Kant.<\/em><\/p>\n

O Iluminismo est\u00e1 intimamente ligado \u00e0 Revolu\u00e7\u00e3o Francesa.\u00a0Que evento hist\u00f3rico acompanha esse novo Iluminismo?<\/strong><\/p>\n

O evento em que estamos imersos, ou seja, a pandemia, que estourou quando eu j\u00e1 havia come\u00e7ado a escrever o livro. Meu editor n\u00e3o entendeu que eu j\u00e1 estava falando sobre tempos sombrios. Ela disse que est\u00e1 tudo bem! E quando a pandemia estourou com toda a manipula\u00e7\u00e3o e escurid\u00e3o que tornou palp\u00e1veis, ele me chamou de Nostradamus da filosofia. Esta pandemia \u00e9 uma revolu\u00e7\u00e3o profunda que vai mudar tudo. Para come\u00e7ar, problemas de globaliza\u00e7\u00e3o chegaram \u00e0 Europa que os europeus conheciam praticamente apenas como espectadores. Agora, esses problemas de globaliza\u00e7\u00e3o est\u00e3o aqui. E qual foi a nossa primeira rea\u00e7\u00e3o? Excluir o outro! Agora que os problemas da globaliza\u00e7\u00e3o ultrapassaram nossas fronteiras, nossa primeira rea\u00e7\u00e3o \u00e9 continuar a excluir o outro.<\/em><\/p>\n

“O princ\u00edpio da \u00e9tica parte do fato de que o outro pode estar certo. Exatamente o oposto do que est\u00e1 acontecendo agora no campo da ideologia contempor\u00e2nea”.<\/p><\/blockquote>\n

Voc\u00ea afirma que a pol\u00edtica de identidade e a \u00e9tica n\u00e3o podem coexistir?<\/strong><\/p>\n

A pol\u00edtica de identidade \u00e9 anti\u00e9tica. A \u00e9tica \u00e9 radicalmente universal. O princ\u00edpio da \u00e9tica parte do fato de que o outro pode estar certo. Exatamente o oposto do que est\u00e1 acontecendo agora no campo da ideologia contempor\u00e2nea. Acredito que a pol\u00edtica de identidade \u00e9, acima de tudo, uma tentativa de evitar acertar. Essas pol\u00edticas \u00e0s vezes s\u00e3o defendidas como aquelas que protegem as minorias, mas na realidade n\u00e3o s\u00e3o. Na verdade, eles agem como monop\u00f3lios tecnol\u00f3gicos, usando as minorias como meio de obter acesso a mais mercados. Essas condi\u00e7\u00f5es de opera\u00e7\u00e3o est\u00e3o ocorrendo aqui na Europa.<\/em><\/p>\n

Eu o ouvi comparar a pandemia com o grande terremoto de Lisboa (1755).\u00a0Voc\u00ea acha que estamos vendo apenas a ponta do iceberg?<\/strong><\/p>\n

Exatamente. Porque a pandemia \u00e9 a revolu\u00e7\u00e3o. Embora j\u00e1 tenhamos as vacinas, estamos falando de uma pandemia. Vacinar europeus n\u00e3o \u00e9 o fim. O fim da pandemia est\u00e1 em um futuro muito distante. Agora estamos apenas no come\u00e7o e algum dia perceberemos que a \u00fanica maneira de sair de toda a crise que isso gera (sa\u00fade, econ\u00f4mica, fronteiras…) \u00e9 aceitar que o que vemos \u00e9 apenas uma pequena amostra da crise real que \u00e9 o clima. A \u00fanica sa\u00edda pressup\u00f5e a cria\u00e7\u00e3o de um novo modelo de sociedade e uma nova vis\u00e3o do bem. Agora vivemos imersos no capitalismo, na fantasia dos mercados que neste momento n\u00e3o est\u00e3o ajudando em nada. Tamb\u00e9m temos outras fantasias, um pouco vazias, como a admira\u00e7\u00e3o pela alternativa chinesa. Mas a China n\u00e3o \u00e9 outro sistema, ela entrou, e com grande velocidade, na era moderna; \u00e9 de fato a regi\u00e3o que sofreu o processo de moderniza\u00e7\u00e3o mais r\u00e1pido de toda a modernidade. Nem a China \u00e9 uma alternativa, nem h\u00e1 competi\u00e7\u00e3o entre ela, a Europa e os Estados Unidos; isso tamb\u00e9m \u00e9 uma fantasia. Neste momento s\u00f3 existe um sistema e n\u00e3o \u00e9 sustent\u00e1vel, tem que deixar de existir. Vivemos em um sistema letal.<\/em><\/p>\n

O que voc\u00ea prop\u00f5e?<\/strong><\/p>\n

Precisamos de algo radicalmente novo para este futuro, e a ideia que exponho em meu livro \u00e9 colocar em pr\u00e1tica a exist\u00eancia de valores verdadeiramente universais e, portanto, transculturais.\u00a0O primeiro Iluminismo na Europa foi acompanhado por condi\u00e7\u00f5es coloniais, mas isso n\u00e3o significa que devamos consider\u00e1-lo desatualizado, mas sim o estabelecimento de um Iluminismo necessariamente universal.\u00a0A Europa poderia ter aprendido com a \u00c1frica ou a \u00c1sia na gest\u00e3o da pandemia.\u00a0\u00c9 melhor pensar a partir de um universalismo fal\u00edvel.\u00a0Os universalismos cl\u00e1ssicos tinham certa tend\u00eancia a reivindicar infalibilidade.<\/em><\/p>\n

Esse \u00e9 o imperativo categ\u00f3rico de Kant?<\/strong><\/p>\n

O imperativo categ\u00f3rico de Kant \u00e9 uma f\u00f3rmula com uma tend\u00eancia geral que n\u00e3o permite derivar princ\u00edpios de a\u00e7\u00e3o. Por exemplo, o bloqueio ou o toque de recolher \u00e9 moral? O imperativo categ\u00f3rico n\u00e3o nos diz nada. Precisamos de algo novo, esse \u00e9 o objetivo do livro. Nele proponho teses que nos ajudam a levantar esses problemas espec\u00edficos ligados aos tempos em que vivemos. Toque de recolher sim ou n\u00e3o? Mais concreto n\u00e3o h\u00e1! O novo Iluminismo responde a essas perguntas porque n\u00e3o evita a realidade.<\/em><\/p>\n

“\u00c9 necess\u00e1ria uma solu\u00e7\u00e3o verdadeiramente sustent\u00e1vel. Porque depois desse v\u00edrus vem o pr\u00f3ximo e a crise clim\u00e1tica. A vacina\u00e7\u00e3o n\u00e3o acaba com isso”.<\/p><\/blockquote>\n

O bloqueio ou o toque de recolher s\u00e3o morais?<\/strong><\/p>\n

Acredito que os confinamentos s\u00e3o imorais porque produzem danos colaterais, s\u00e3o solu\u00e7\u00f5es ruins para o problema. A pol\u00edtica de pandemia da Uni\u00e3o Europeia \u00e9 o maior fracasso de toda a hist\u00f3ria recente desta regi\u00e3o do mundo. A pol\u00edtica pand\u00eamica europeia \u00e9 mais imoral do que a pol\u00edtica pand\u00eamica da ditadura chinesa, porque \u00e9 uma combina\u00e7\u00e3o dos piores fatores. Confinar-nos, fechar restaurantes, n\u00e3o \u00e9 solu\u00e7\u00e3o! Mostra que a Europa n\u00e3o tem uma pol\u00edtica de gest\u00e3o da pandemia para al\u00e9m da vacina\u00e7\u00e3o, o que \u00e9 uma boa estrat\u00e9gia, mas n\u00e3o resolve a crise. \u00c9 necess\u00e1ria uma solu\u00e7\u00e3o verdadeiramente sustent\u00e1vel. Porque depois desse v\u00edrus vem o pr\u00f3ximo e a crise clim\u00e1tica. A vacina\u00e7\u00e3o n\u00e3o acaba com isso.<\/em><\/p>\n

A pandemia fez a cabe\u00e7a de Donald Trump rolar.\u00a0Tem um pouco mais de luz?<\/strong><\/p>\n

Sim, h\u00e1 um pouco mais de luz, mas tamb\u00e9m h\u00e1 mais riscos.\u00a0Cada progresso moral vem acompanhado de riscos novos e mais s\u00e9rios.\u00a0O pr\u00f3ximo Donald Trump ser\u00e1 mais perigoso do que o atual.\u00a0A influ\u00eancia da extrema direita est\u00e1 aumentando na Europa.\u00a0Mas agora h\u00e1 tamb\u00e9m mais consci\u00eancia de que o que fazemos tem consequ\u00eancias \u00e9ticas: o cuidado e a prote\u00e7\u00e3o, ou n\u00e3o, do idoso;\u00a0o uso, ou n\u00e3o, de m\u00e1scaras, toda decis\u00e3o que tomamos tem um valor \u00e9tico.\u00a0\u00c9 uma pandemia metaf\u00edsica porque tudo o que fazemos, compramos, comemos, a maneira como falamos e nos comunicamos incorpora uma \u00e9tica.\u00a0A pandemia implica uma revolu\u00e7\u00e3o moral, uma revela\u00e7\u00e3o do fato da realidade \u00e9tica, Kant chamou de reino dos fins, e \u00e9 a capacidade do ser humano de discernir o bem e o mal.<\/em><\/p>\n

Em uma an\u00e1lise retrospectiva de Kant at\u00e9 o presente, como \u00e9 que somos cada vez menos soberanos, mas mais narcisistas?<\/strong><\/p>\n

O mundo que somos se explica pelo fracasso do Iluminismo e pelo fato de termos desdobrado o conhecimento cient\u00edfico-tecnol\u00f3gico a partir do conhecimento \u00e9tico.\u00a0Esse \u00e9 o grande fracasso: a ci\u00eancia permitiu que ele fosse morto de forma mais massiva e r\u00e1pida, a ci\u00eancia acumula mais mortes do que a religi\u00e3o.\u00a0A pr\u00f3pria ideia de que a pol\u00edtica tem que fazer o que a ci\u00eancia diz e pronto \u00e9 agressiva.\u00a0N\u00e3o, quem resolve a crise \u00e9 a \u00e9tica, a autonomia das pessoas.\u00a0Precisamos de conhecimento cient\u00edfico-tecnol\u00f3gico, mas fazer as coisas \u00e9 apenas uma pr\u00e9-condi\u00e7\u00e3o.\u00a0Ci\u00eancia e tecnologia n\u00e3o s\u00e3o o fim de uma vis\u00e3o do bem sustent\u00e1vel.\u00a0\u00c9 exatamente isso que nos traz ao chamado Antropoceno, a destrui\u00e7\u00e3o do planeta.<\/em><\/p>\n

A ci\u00eancia e a tecnologia governam mais do que a \u00e9tica?<\/strong><\/p>\n

A ideia mais est\u00fapida de todas, para ser franco, \u00e9 que o progresso cient\u00edfico e tecnol\u00f3gico pode substituir o progresso \u00e9tico.\u00a0\u00c9 a ideia mais est\u00fapida de todos os tempos e de toda a hist\u00f3ria da humanidade, porque substituir o progresso cient\u00edfico-tecnol\u00f3gico pelo progresso \u00e9tico s\u00f3 leva \u00e0 autodestrui\u00e7\u00e3o.\u00a0A ideologia tecnoliberal \u00e9 extremamente perigosa e suas fantasias est\u00e3o criando as ideologias mais agressivas de nosso tempo.\u00a0A crise clim\u00e1tica \u00e9 justamente o resultado do puro progresso cient\u00edfico e tecnol\u00f3gico, ainda que sejam disciplinas do conhecimento.<\/em><\/p>\n

A pandemia \u00e9 um alerta?<\/strong><\/p>\n

O v\u00edrus refutou totalmente a metaf\u00edsica do Antropoceno. O que a pandemia nos diz \u00e9 que n\u00e3o somos nada importantes. E ent\u00e3o vem outra coisa, o fato de nosso “Eu Animal”.<\/em><\/p>\n

Antes da pandemia, o “Antropoceno” e o “P\u00f3s-humanismo” centralizavam boa parte do debate ontol\u00f3gico?<\/strong><\/p>\n

Os dois s\u00e3o debates falsos e perigosos.\u00a0Somos e continuaremos a ser animais.\u00a0O v\u00edrus nos mostrou que estamos na mesma situa\u00e7\u00e3o dos neandertais, mas ainda n\u00e3o aceitamos essa li\u00e7\u00e3o com a mod\u00e9stia que ela exige e continuamos no modelo cient\u00edfico-tecnol\u00f3gico.\u00a0Essa metaf\u00edsica do cientificismo tem um ponto imoral.<\/em><\/p>\n

Voc\u00ea prop\u00f5e uma \u00e9tica da alteridade.\u00a0Voc\u00ea foi inspirado por pensadores judeus modernos?<\/strong><\/p>\n

Certamente muito. Para mim, Spinoza \u00e9 um pensador essencial: sem Spinoza n\u00e3o h\u00e1 Iluminismo. Mas, al\u00e9m disso, sem Moses Mendelssohn n\u00e3o h\u00e1 Kant, sem Solomon Maimon n\u00e3o h\u00e1 Idealismo alem\u00e3o, sem Hans Jonas – que foi o primeiro pensador que percebeu que temos deveres para com pessoas que ainda n\u00e3o existem, ou seja, as gera\u00e7\u00f5es futuras -, n\u00e3o h\u00e1 partido verde como o conhecemos; sem L\u00e9vinas n\u00e3o h\u00e1 pol\u00edtica do outro, sem Hannah Arendt n\u00e3o h\u00e1 boa descri\u00e7\u00e3o do totalitarismo. Toda a tradi\u00e7\u00e3o sem\u00edtica \u00e9 fundamental.<\/em><\/p>\n

E a tradi\u00e7\u00e3o cosmopolita?<\/strong><\/p>\n

\u00c9 por isso que o mu\u00e7ulmano tamb\u00e9m \u00e9 importante;\u00a0especialmente na hora da desconstru\u00e7\u00e3o de nossas pr\u00f3prias origens.\u00a0Sendo cosmopolita, n\u00e3o posso ser apenas crist\u00e3o-alem\u00e3o;\u00a0\u00e9 incompat\u00edvel com essa ideia de se conhecer por meio do outro.<\/em><\/p>\n

“Do ponto de vista \u00e9tico, o Twitter \u00e9 muito pior do que Donald Trump. A m\u00eddia social atinge o cerne de nosso pensamento e o afeta. Eles s\u00e3o muito perigosos”.<\/p><\/blockquote>\n

Para voc\u00ea, “\u00e9tica” est\u00e1 intimamente ligada ao conceito de “recep\u00e7\u00e3o”?<\/strong><\/p>\n

Exatamente.\u00a0E abra\u00e7ar a diferen\u00e7a radical pressup\u00f5e evitar estere\u00f3tipos.\u00a0Por\u00e9m, vivemos em uma \u00e9poca de estere\u00f3tipos que agora produzem intelig\u00eancia artificial, m\u00e1quinas de desinforma\u00e7\u00e3o que polarizam e dividem as pessoas em estere\u00f3tipos.\u00a0Do ponto de vista \u00e9tico, o Twitter \u00e9 muito pior do que Donald Trump.\u00a0A m\u00eddia social atinge o cerne de nosso pensamento e o afeta.\u00a0Eles s\u00e3o muito perigosos.<\/em><\/p>\n

Eles s\u00e3o m\u00e1quinas de \u00f3dio?<\/strong><\/p>\n

Da\u00ed minha insist\u00eancia em que precisamos introduzir a \u00e9tica e a filosofia desde a escola, para que, entre outras coisas, saibam abra\u00e7ar a diferen\u00e7a.\u00a0Mas n\u00e3o por autoridade, como \u00e9 o \u201cdever\u201d kantiano, mas inspirado por um modelo democr\u00e1tico e compartilhado.\u00a0E n\u00e3o antropog\u00eanica, uma vez que a \u00e9tica tamb\u00e9m deve ser direcionada para outros animais, n\u00e3o apenas humanos.<\/em><\/p>\n

“Claro que existe uma ditadura na China, mas \u00e9 melhor do que a ditadura da maioria porque pelo menos \u00e9 eficaz, enquanto a ditadura da maioria \u00e9 ineficaz e est\u00fapida e, claro, pode ser imoral”.<\/p><\/blockquote>\n

Deve-se notar que voc\u00ea entende a democracia n\u00e3o como um governo majorit\u00e1rio, mas como um governo eminentemente moral?<\/strong><\/p>\n

A maioria n\u00e3o significa democracia, isso no longo prazo \u00e9 um modelo olig\u00e1rquico porque a maioria n\u00e3o representa a todos.\u00a0Moralidade sim.\u00a0N\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil e \u00e9 um processo fal\u00edvel;\u00a0Mas se uma certa orienta\u00e7\u00e3o moral n\u00e3o \u00e9 dada, por que queremos democracia?\u00a0Na Alemanha, uma grande pol\u00eamica foi desencadeada entre aqueles que querem mais ou menos confinamento.\u00a0A maioria quer mais confinamento e nem permite que os vacinados v\u00e3o ao restaurante.\u00a0Isso \u00e9 imoral e ruim.\u00a0Na Europa, devemos ser claros sobre se queremos ser uma democracia ou uma ditadura da maioria.\u00a0Claro que existe uma ditadura na China, mas \u00e9 melhor do que a ditadura da maioria porque pelo menos \u00e9 eficaz, enquanto a ditadura da maioria \u00e9 ineficaz e est\u00fapida e, claro, pode ser imoral.<\/em><\/p>\n

Em seu livro, ele aponta que a p\u00f3s-modernidade trouxe o relativismo moral?<\/strong><\/p>\n

A p\u00f3s-modernidade e uma falsa concep\u00e7\u00e3o de democracia v\u00eam juntas.\u00a0A verdadeira democracia \u00e9 aquela que aceita que h\u00e1 algo acima da pol\u00edtica e que algo \u00e9 a dignidade humana.<\/em><\/p>\n

Entrevista divulgada por Berta Ares em 28\/07\/2021.<\/strong><\/p>\n

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Nossa exist\u00eancia na Terra \u00e9 cada vez mais complexa e perigosa, por\u00e9m, temos um ativo que os governos muitas vezes esquecem: ao longo da hist\u00f3ria da humanidade acumulamos uma grande riqueza moral em termos de conhecimento. Por isso (e n\u00e3o s\u00f3 por isso), os enormes desafios humanos e planet\u00e1rios n\u00e3o podem ser deixados exclusivamente nas […]<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":24142,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[502],"tags":[5545,5546,5544],"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/08\/Markus-Gabriel.jpg","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/24141"}],"collection":[{"href":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=24141"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/24141\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":24144,"href":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/24141\/revisions\/24144"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/24142"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=24141"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=24141"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/cadernodenoticias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=24141"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}