A Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, apontou que 5,9% da população brasileira já sofreu violência sexual. O percentual, porém, é maior entre as mulheres, já que 8,9% delas foram vítimas alguma vez na vida, enquanto entre homens o percentual é de 2,5%.
As entrevistas, feitas em visitas a mais de 100 mil domicílios no país, aconteceram em 2019. Duas perguntas foram feitas para as pessoas entrevistadas: se a pessoa entrevistada “foi tocada, manipulada, beijada ou teve partes do corpo expostas contra a vontade” e se a pessoa “foi ameaçada ou forçada a ter relações sexuais ou quaisquer atos sexuais, contra a vontade”.
Assédio sexual é crime e diversos episódios recentes ganharam grande repercussão nacional, a exemplo do que aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo no final do ano passado, quando o deputado estadual Fernando Cury foi flagrado apalpando sua colega, Isa Penna.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.