Na manhã da última sexta-feira (16) uma cena chamou atenção de quem transitava pela avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba. A fila na frente da Caixa Econômica Federal obrigava clientes a esperarem atendimento por pelo menos uma hora ao sol e aproximadamente mais duas horas dentro da agência até serem atendidos.
O Caderno de Notícias esteve no local e constatou a informação. Cerca de 50 trabalhadores esperavam atendimento, em sua maioria relacionado ao aplicativo Caixa Tem, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal para distribuir o Auxílio Emergencial e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), também em caráter emergencial.
De acordo com as propagandas do banco público e o próprio presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o aplicativo foi idealizado para facilitar o saque dos benefícios e evitar filas, mas não é o que está acontecendo.
Edinilson Souza, 37 anos, desempregado, precisou sacar parte do FGTS. Ele conta que foi ao banco porque não conseguiu manusear o aplicativo e precisava do dinheiro naquele momento. “Eu estou aqui desde oito horas. Já fiz tudo que o aplicativo manda, mas pra mim não funcionou. O dinheiro já saiu da minha conta do FGTS e está disponível. O banco não dá outra opção, aí temos que ficar aqui torrando no sol quente”, reclamou o cliente que esperava na fila fora da agência.
Além de Edinilson, outros clientes reclamam de não conseguir operar o aplicativo e ter de ir até a agência gerar um código de acesso. Após divulgação de golpes conexos ao Caixa Tem, a dona de casa, Ariadna Santana, de 48 anos, disse que, por receio, preferiu ir à agência. “Eu li que tem gente invadindo os celulares e sacando nosso dinheiro. Ao invés de instalar o aplicativo eu preferi vir aqui, mas me arrependi”, afirma Dona Ariadna que entrou na fila às 7h30.
Segundo o site da Caixa, para realizar os saques dos auxílios, é preciso atualizar o aplicativo Caixa Tem, fazer o login, selecionar a opção “saque sem cartão” e informar o valor a ser retirado. O aplicativo gera um código autorizador para o saque, com validade de duas horas. A operação, no entanto, não foi simples para muitos beneficiários que perderam uma manhã na fila extensa que se formou na frente da agência.
Procurado para explicar a demora no atendimento, a falta de proteção contra o sol na frente do banco e os problemas relacionados ao aplicativo, o gerente da agência não quis se posicionar. Entramos em contato com a Caixa e até o fechamento dessa matéria, ela não havia respondido nossos e-mails e telefonemas.
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