Em assembleia geral virtual realizada nesta segunda-feira (22) e transmitida pelo YouTube, foi formalizada a criação do Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), criado pela pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Salvador se tornou, com isso, um dos 1.731 municípios que fazem parte da estratégia de adquirir as vacinas de forma direta, sem intermediações.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), disse que a prioridade dos municípios no momento é comprar vacinas. “É muito melhor comprar vacinas do que, como no caso de Salvador, instalar 286 leitos de UTI exclusivos da prefeitura. Mesmo diante do sacrifício que os municípios estão vivendo, com aumento expressivo no custeio no enfrentamento à pandemia, consideramos a compra da vacina uma prioridade e por isso Salvador resolveu fazer parte do consórcio”, disse.
O Conectar tem como intuito facilitar a compra direta dos fabricantes, pelos municípios brasileiros participantes, das doses da vacina contra a Covid-19. O Ministério da Saúde orientou que as novas doses de vacinas contra a Covid-19 devem ser integralmente utilizadas para imunização do maior número possível de pessoas, com reserva de apenas 10% para a segunda dose. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), porém, protestou nesta segunda-feira (22) contra a recomendação do Ministério da Saúde de usar como primeira dose as vacinas reservadas como segunda dose. Para a Sesab, o Ministério da Saúde contrariou o acordo firmado. A imunização contra a Covid-19 só acontece 20 dias após a aplicação da segunda dose.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.