Após anúncio da saída do presidente do Banco do Brasil, André Brandão, que foi feito no dia 18 de março, a escolha de Jair Bolsonaro para suceder o cargo fez com que dois membros do conselho de administração, Hélio Magalhães e José Monforte, anunciassem a renúncia dos seus cargos nesta quinta-feira (1º).
André Brandão tomou posse como presidente do Banco do Brasil em setembro de 2020, mas as desavenças com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), causaram o anúncio de que ele deixaria o cargo nesta quinta-feira (1º). As saídas de Hélio Magalhães e José Monforte, que foram indicações do ministro da Economia, Paulo Guedes, tiveram a ver com o nome escolhido por Bolsonaro para suceder André Brandão: Fausto Ribeiro, que segundo Magalhães e Monforte, “atende aos requisitos legais, mas não tem experiência em gestão para tal [para assumir a presidência do Banco do Brasil]”.
No anúncio de demissão, que aconteceu em 18 de março, André Brandão reclamou da interferência de Bolsonaro na gestão, com planos do presidente da República que incluíam cortes de pessoal. O plano de demissões foi anunciado no dia 11 de janeiro e provocou manifestações no país, como no bairro do Comércio, em Salvador.
Siga o CN no Insta | Face | Twitter e YouTube.